terça-feira, 22 de maio de 2018

Tutorial - App MIDIflow Mapeando 3 Apps com 4 Timbres


      Vamos construir o seguinte mapa, uma combinação de quatro timbres em duas zonas distintas, dois em layers na parte esquerda do teclado, que podem ser sustentados pelo pedal de sustain, e outros dois em layers, na parte direita do teclado, sem serem afetados pelo pedal, assim enquanto seguro a base e o ritmo na região esquerda, faço solo ou ataques na região direita. Na parte esquerda usarei dois timbres do aplicativo Bismark bs-16i, um piano acústico e um strings, na parte direita dois brass, um acústico section do aplicativo MKSensasation e um synth brass do KQ Dixie.

01. A primeira coisa é chamar os aplicativos que serão mapeados, ativar um canal MIDI para recepção de mensagens MIDI, ou mais de um se o app for multitimbral, e disponibiliza-los para serem usados em background, isso é, mesmo que suas telas estejam minimizadas. Comecemos com o Bismark bs-16i.

02. No caso do Bismark bs-16i, os 16 canais já estão disponíveis, usaremos duas partes multitimbrais dele, a 1a. e a 2a., os canais MIDI 1 e 2, ajustamos para que ele funcione em background.

03. Depois escolhemos o banco do qual usaremos um timbre, a escolha do timbre faremos no MidiFlow, mas o banco, nesse caso, já deixamos selecionado.

04. Agora abrimos o segundo app, o MKSensation, esse app, apesar de disponibilizar até doze timbres diferentes para misturar e usar, permite acesso aos timbres por um único canal MIDI.

05. Selecionamos o timbre Brass e ajustamos o canal MIDI 3.

06. Agora chamamos o terceiro app, o KQ Dixie, ligamos o background, escolhemos o banco.

07. Habilitamos o canal MIDI 4 para receber mensagens MIDI remotamente.

08. Agora chamamos o MidiFlow.

09. Clicamos em “INPUT” e selecionamos o teclado externo que tocará os apps no iPad, neste caso a conexão é feita com um teclado controlador com conexões MIDI convencionais de cinco pinos através de uma interface MIDI-USB, a UM-1 (Roland UM-1EX), ligada via USB ao CCK e depois ao iPad, o MidiFlow reconheceu essa interface.

10. Clicamos em “ADD” e criamos o primeiro fluxo, agora vamos configura-lo.

11. A configuração consiste em definir o meio que enviará as mensagens MIDI, que na verdade usa conexão MIDI Out para enviar mensagens pro iPad. Em “Select Source”, ícone na parte superior do fluxo, escolhemos “Input Keyboard”, o mesmo definido antes na “INPUT” master do MidiFlow.

12. Depois na tela “Select Destination” acessada clicando o ícone na parte inferior do fluxo, escolhemos o destino, o app que será tocado pelo teclado externo (é interessante entender que o MidiFlow utiliza termos opostos para definir o fluxo, em “INPUT”, entrada, e em “Select Source”, fonte, escolhe-se o MIDI out, e em “Select Destination”, destino, escolhe-se o MIDI in).

13. Agora clicamos no ícone do centro para criarmos as configurações do fluxo entre o teclado externo e o app. Em “RESTRICT NOTES TO RANGE” definimos os limites, inferior e superior da zona, para fazermos split de teclado, A0 a B4.

14. Em “CONTROLLERS” deixamos o parâmetro “Find Out” desligado para que o app reconheça o uso de pedal de sustain do teclado. Mesmo que o add “Controller Remapping” não tenha sido adquirido esse parâmetro funciona para ajustar sustain.

15. Em “SEND ON LOAD” clicamos em “Add controller” para criarmos os parâmetros de CC, PC e outros ajustes (esse grupo de parâmetros só está disponível mediante a compra do add “Send Controller On Load”, antes da compra “Learn more...” aparece nos parâmetros).

16. Criamos o PC de valor 0 para acessar o primeiro timbre do banco e o CC 7 com valor 80, para ajustar o volume do canal MIDI com o volume 80. Veja no post aqui do blog “App MidiFlow - Ajuste de Volume”, LINK,  mais detalhes sobres ajustes de Program Change e Control Changes.

17. Por último, o parâmetro “REMAP CHANNEL TO”, um juste muito importante, ele permitirá que seja qual for o canal MIDI que estiver ajustado no teclado externo, para enviar mensagens, o aplicativo desse fluxo, receba as mensagens no canal desejado. Neste fluxo remapearemos para canal MIDI 1, já que estamos usando o app Bismark bs-16i nele, com a primeira parte multitimbral programada no canal MIDI 1 para receber mensagens MIDI.

18. Agora clicamos em “ADD” e criamos um segundo fluxo, nele também escolheremos o app Bismark bs-16i, mas para ser tocado pelo teclado controlador na sua parte multitimbral 2.

19. Ajustamos a mesma zona de split usada no primeiro fluxo, A0 a B4.

20. Em “CONTROLLERS” deixamos o parâmetro “Find Out” também desligado para que o app reconheça o uso de pedal de sustain. Criamos em “SEND ON LOAD” o PC com valor 48 para acessar o timbre de número 48 no banco do Bismark bs-16i e o CC 7 com valor 32 para ajustar o volume da segunda parte multitimbral. Em “REMAP CHANNEL TO” remapeamos para canal MIDI 2, o canal da segunda parte.

21. Agora clicamos em “ADD” e criamos um terceiro fluxo, nesse configuraremos o app MKSensation para tocar um timbre de Brass section pela região direita do teclado externo.

22. Depois de ajustarmos “Select Source” e “Select Destination, clicamos no ícone do meio e fazemos a configuração do fluxo, dessa vez criaremos uma zona de split diferente das usadas com o Bismark bs-16i, de C5 a C8. Em “NOTES” faremos um ajuste que ainda não fizemos, um transpose do timbre em uma oitava para baixo (-12 semitons).

23. Em “CONTROLLERS”, desta vez, ligaremos o parâmetro “Find Out” para que o app não reconheça o uso de pedal de sustain.

24. O canal MIDI reamapearemos em “REMAP CHANNEL TO” para 3, o mesmo que ajustamos no MKSensation no início.

25. Criamos agora um quarto fluxo, esse para o app KQ Dixie com um timbre de synth brass que fará layer com o Brass section do MKSensation tocado também na região direita do teclado sem ser afetado pelo pedal de sustain.

26. Os ajustes de zona de split e transpose são os mesmos do app MKSensation.

27. Em “CONTROLLERS” também ligamos o filtro para que não haja interferência do pedal de sustain no timbre, mas nesse caso não faremos ajustes de CC 7 ou de PC, usaremos o que já foi definido incialmente no próprio KQ Dixie.

28. Por último remapeamos o MKSensation para canal MIDI 4, o mesmo definido incialmente no app.

29. Com os quatro fluxos criados, clicamos em “SAVE (AS)”, escolhemos a opção “No, save as...”, digitamos um nome para a “Song” e a salvamos.

30. A “Song” deve ser chamada depois que os apps Bismark bs-16i, MKSensation e KQ Dixie tiverem sido carregados, para que os ajustes do MidiFlow prevaleçam sobre quaisquer outros ajustes originais do apps. 


      Os parâmetros “RESTRICT NOTE VELOCITIES TO RANGE”, que não usamos aqui, permitem acesso de um timbre em uma zona, com limites inferior e superior ajustáveis, específica de velocidade com que se toca as teclas no teclado. Poderíamos ter programado, no exemplo acima, o synth brass do KQ Dixie para ser tocado somente em velocidades (força com que se pressiona a tecla) mais altas, junto com o volume que geralmente já varia conforme a “velocity”, permite que um timbre ganhe uma cor diferente quando tocado com mais força.
      Nem todo musical app permite recepção de ajustes remotos MIDI, alguns somente em parte, o Bismark bs-16i recebe quase tudo, já o SampleTank, apesar de ser um tanque de guerra para bons e variados timbres, é mais fechado nele mesmo. Mas só o fato de poder splitar, remapear e ajustar volume e pedal de sustain, já ajuda bastante para sincronizar apps em tempo real. 

José Osório de Souza, 22/05/18


4 comentários:

  1. Seu blog é um achado para os que, como eu, se aventuram nesse mundo da música tecnológica e não pode, ou não quer, gastar uma fortuna. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, gostaria de um esclarecimento, não estou conseguindo configurar o Midiflow no meu Ipad, estou deixando os apps em background e quando abro o midiflow os timbres soam juntos. Não estou conseguindo gerenciar os timbres. Gostaria de saber se alguém pode me ajudar, nesta dúvida. Desde já fica meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação. Por favor, deixe um post com a tua pergunta no grupo do Facebook Músicosque usam iPad, segue o link. Se possível especifique mais tua dúvida, quais apps está usando, até que ponto você programou, etc.

      https://www.facebook.com/groups/musicosqueusamipad/

      Excluir