Primeiro você precisa de um adaptador OTG, um lado dele é conectado ao celular/tablete Android, no outro pode ser ligado um cabo USB ou uma interface USB-MIDI, esses serão conectados ao teclado musical externo. Esse adaptador OTG é barato, 10, 15 reais, e você o encontra em qualquer loja de chinêses. Cabo USB também é barato, é o mesmo usado em impressoras, e também é fácil de achar. Se o teclado só tiver conexão MIDI convencional de 5 pinos, precisará da interface, se procurar pode achar na faixa de 50 reais, mas 150 reais ou mais é o preço das interfaces de marca.
Depois você precisa instalar aplicativos musicais no seu dispositivo móvel, que pra Android, diferente dos apps pra iOS, têm uma latência significativa (tempo de atraso entre tocar o teclado musical externo e o soar da nota). Musical apps para Android também não se tem, até o momento, com tanta variedade, como se tem para iOS (sistema operacional dos aparelhos da Apple). Depende também da marca do seu celular, resultados satisfatórios podem ser obtidos com Samsung e Motorola com processadores melhores.
Seguem oito musical apps interessantes para Android:
iGrand Piano: a versão inicial é free e já tem alguns bons pianos, biblioteca com modelos variados de pianos, pianos + layers e cravos.
iLectric Piano: versão inicial free e com bons pianos eletromecânicos, coletânea mais completa de E.P.s e outros teclados.
DX747: excelente síntese FM com timbres do Yamaha DX7, praticamente sem latência. Existe uma outra versão, gratuíta, a Synth DX7 Piano, também do desenvolvedor Rockrelay.
MusicSynthesizer: outro engenho de síntese FM com os 32 timbres originais do Yamaha DX7 e sem latência.
Caustic 3: vários engenhos em um app, vários tipos de síntese, sintetizadores, órgão, wave-based, drum machine, sequencer, efeitos, etc...
Loopz: excelentes loops de bateria.
J4T Multitrack Recorder: gravador de áudio de 4 pistas com recursos de edição, efeitos, mixagem, conversão, bounce, etc.
Audio Evolution Mobile Studio: DAW com banco de timbres. R$ 14,99 + R$ 15,84 para usar com interface. O banco GM de soundfonts gratuítos que vem soa bem, dá pra usar, inclusive criando layers quando se arma mais de uma pista pra gravação. Levando em conta que é um DAW pra Android por 30 reais usado em celular de menos de mil reais, o custo-benefício é bom.
Alguns adaptadores OTG:
Um modelo de interface USB-MIDI, a ponta USB vai no OTG que vai no celular, as pontas MIDI vão no teclado musical. Repetindo, se o teclado tiver conexão USB direta, use o cabo USB simples pra conectar teclado ao OTG que vai no celular.
Saiba mais sobre os apps na PlayStore
Nenhum comentário:
Postar um comentário