segunda-feira, 22 de julho de 2019

App Korg iWavestation - muito mais que a recriação de um vintage



      Neste vídeo, 27 performances selecionadas com loops de drums, bass e outros, acompanhamentos completos mais instrumentos solos, usando split de teclado, o iWavestation funciona muito bem como arranjador automático com arranjos bem sofisticados. iPad5 MIDI no teclado Roland A30, áudio gravado pelo musical app AUM.



      15 pianos, acústicos, elétricos e layers: um engenho para ganhar status de tudo-em-um preciso ter pianos, bem o iWavestation tem, sim, são timbres vintage, polifonia pequena, mas funcionais (lembrando que o app ocupa 63,4 MB de memória), alguns melhores que os do app Korg iM1, em minha opinião, que combinados com strings, pads, voices e ambiências do app criam timbres bem interessantes.



       Neste vídeo, dois Vintage Korg, o iWavestation e o iM1: ainda soam maravilhosamente bem, o melhor e mais eficiente de um tempo em que as amostras eram pequenas, os processadores lentos, mas os programadores de fábrica eram muito bons! 


      Sim, pianos de sintetizadores vintage baseados em samples do final dos anos 80 e anos 90 eram (e são até hoje) funcionais, porque funcionam bem para uso comum dos músicos, são fortes, claros, ainda que distantes dos reais pianos acústicos eximiamente sampleados e programados atualmente. Isso acontecia com o piano acústico, o timbre mais caro em termos de memória, mas também com os outros timbres, principalmente de instrumentos acústicos. Contudo, a genialidade de programadores das marcas tão famosas daqueles anos faziam milagres com poucos megabytes de amostras. 
      Fabricado entre 1990 e 1994, o teclado Korg Wavestation foi revivido como parte do software para computador Korg Legacy Collection em 2004. Em 2016 ganhou versão para iOS, mas porque o conceito Wavestation é tão especial? Porque ele se aproveita tão bem uma deficiência que acabou se tornando uma virtude, múltiplos e pequenos samples, contudo bem feitos e bem combinados, que entregam, mesmo para o músico atual, recursos muito interessantes para a criação musical. Os loops são o que dá identidade ao engenho, mas ele também tem timbres de todas as famílias para serem usados em tempo real, incluindo pianos acústicos e elétricos, em minha opinião, melhores que do app iM1.
      Na versão iOS são 1500 timbres, 700 waves e 55 efeitos pra serem mixados em performances de 8 partes (com quatro sequências de várias waves por parte, assim existem até 256 elementos sonoros simultâneos) com variadas formas de execução que permitem muitas possibilidades de combinação, expressão e sonoridades. Um “powerful random sequence engine”, o iWavestation é muito mais que um engenho vintage. São 900 presets e 150 user’s num total de 1.050 performances (com a expansão de cards), o tempo de load dos loops é zero, pode-se estar tocando um loop e mudar para outro que a execução é instantânea. Incrível como uma quantidade tão grande de bons timbres é leve.
     O demo do vídeo acima é simples, 4 loops pelo app iWavestation (“Orbits”, “R&B Beats”, “RoundDlySeq” e “Egypt Bt 1”) mais um fantástico program do M1 recriado pelo app iM1 (“Universe”). O resultado é uma ambiência complexa e viva, deliciosa para servir de fundo para jams.  Apesar da Korg dificultar as coisas, sempre fechando seus engenhos, os apps iM1 e iWavestation são prazerosos de usar, remete-nos a um tempo onde cada lançamento de teclado em hardware era esperado e festejado e sempre trazia alguma inovação que nos encantava.



      Neste vídeo o app iWavestation foi usado sozinho com todas as suas 8 partes, 4 com loops (tocados à esquerda do teclado) e 4 com timbres (tocados à direita), iPad 5 MIDI no teclado Roland A30. Áudio gravado pelo musical app AUM.



      Neste outro vídeo, iPad 5 MIDI no pad controller Waldman Nitrogen 16 disparando 6 loops divididos em 3 regiões, áudio gravado pelo musical app AUM, aliás, o iWavestation combina muito bem com MIDI pads, identificando o app como um engenho para música contemporânea, não só como a celebração de um vintage. A multitimbralidade do iWave é fantástica, assim, sabendo ajustar zonas de split e transpose, pode se ter boa autonomia de muitos timbres simultâneos por um host como o AUM, mesmo sem AUv3. 


      Duas linhas de notas enviadas pelo Atom para uma única performance do app Korg iWavestation, veja que não programei bateria, baixo ou outro timbre (e só foram usadas 5 das 8 partes). Ainda que não seja AUv3, com tanta multitimbralidade é possível muita coisa no iWave, ajustando pontos de split, transpose etc.

“Uma breve introdução às sequências de ondas

      A maior diferença entre o iWAVESTATION e os sintetizadores convencionais é sua capacidade de usar sequências de onda. Este capítulo fornece uma breve explicação das sequências de onda e como editá-las. Em uma bateria eletrônica, você pode criar a parte de bateria para uma música, encadeando padrões básicos de ritmo juntos. Da mesma forma, uma sequência de ondas no iWAVESTATION é comparável a uma música que consiste em formas de onda reproduzidas sucessivamente. Uma sequência de ondas permite programar uma sucessão extremamente complexa de formas de onda. O resultado é uma forma de onda em constante evolução que pode produzir texturas ricas e sofisticadas. A ilustração abaixo mostra uma sequência de ondas que consiste em sete etapas. Para cada etapa, você pode especificar um som diferente (forma de onda), além do nível, tempo de ataque e tempo de liberação. Você também pode cruzar áreas sobrepostas entre as etapas para criar continuidade entre as formas de onda. 

Uma sequência de ondas que consiste em sete etapas 

      A ilustração acima mostra o envelope de amplitude geral da sequência de ondas - não as próprias formas de onda. Uma sequência de ondas é normalmente programada com transições suaves sobrepondo-se entre as etapas, como mostrado nesta ilustração. tração. Ao criar um patch no iWAVESTATION, você pode atribuir uma sequência de ondas a cada oscilador. Isso significa que, ao pressionar uma única tecla, você pode fazer com que até quatro sequências de onda sejam reproduzidas simultaneamente. A ilustração a seguir é um exemplo de quatro seqüências de ondas diferentes tocadas simultaneamente. No exemplo mostrado aqui, quase quarenta timbres diferentes são misturados e tocados no tempo que leva para tocar uma única nota no teclado. 

Reproduzindo quatro sequências de ondas diferentes simultaneamente

      No WAVESTATION, cada banco contém 32 sequências de ondas (00–31). Cada sequência de onda pode consistir em até 127 passos. Você também pode tirar proveito de uma ampla gama de possibilidades criativas fazendo um intervalo de etapas de até 126 vezes (uma repetição - 126 repetições) ou continuar a repetir indefinidamente, ou controlando livremente o ponto inicial dentro da sequência de ondas. Uma sequência de ondas pode ser usada da mesma maneira que uma forma de onda convencional, portanto, se o patch contiver quatro sequências de onda, você poderá usar a síntese de vetor para se mesclar bidimensionalmente entre as quatro seqüências de onda. Quando você sobrepõe patches no modo Performance, até trinta e duas sequências de onda podem ser reproduzidas simultaneamente. (A polifonia real dependerá da quantidade de sobreposição entre as formas de onda).”




      Musical app Korg iWavestation em dois iPads ao mesmo tempo: iPad 2 (iOS 9.3.5) e iPad 5 (iOS 12.3.1). Teclado Yamaha S90ES MIDI no iPad 2 via USB+CCK30pins, teclado Roland A30 e pad controller Waldman Nitrogen 16 MIDI iPad 5 via Interface Steinberg UR22 mk II + USB+adaptadorUSB3. Áudio do iPad 2 por cabo P2 stereo nas inputs da Steinberg que entra no iPad 5 e que comunica áudio (envia e recebe) com a Steinberg. O musical app AUM no iPad 5 recebe num fluxo o áudio da Steinberg do iPad 2 e no outro o musical app Korg iWavestation. Assim podemos rotear e gravar simultaneamente áudios de duas versões do iWavestation. Obviamente o uso do iWavestation com muitos elementos sonoros simultâneos não funcionará 100% como no iPad e iOS mais novos, mas com cuidado é possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário