segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Tutorial - App Audio Evolution Mobile Gravando MIDI

Para fazer gravação MIDI no aplicativo musical Audio Evolution Mobile faça o seguinte:


      1. Na tela inicial, clique no + embaixo e à direita para criar uma nova pista.


      2. Quatro opções são apresentadas:

- pista de áudio (mesmo que outra pista tenha sido criada ou esteja selecionada na tela inicial, se “record” master (círculo vermelho na barra inferior) foi clicado, uma pista de áudio será criada automaticamente e iniciará recepção de gravação de som que entra pelo microfone ou conexão de microfone do iPad);
- pista com instrumento SoundFont interno ou instrumentos de apps AU ou IAA;
- pista para bateria e percussão (com drum pattern editor);
- pista MIDI “genérica”, neste caso, apps externos podem ser aliados à pista, mas eles terão que ser chamados da forma convencional, não conectados ao Evolution (como aparece na tela do item 8), esta opção é interessante para apps que não permitem chamadas de múltiplas instâncias, como o SampleTank, que precisa estar no modo “Multi”, nesse caso a escolha do timbre deve ser feita na parte do app externo, já a gravação, se não estiver usando teclado externo, use o editor “piano roll”.


      3. Para a opção “Add MIDI instrument track” escolha instrumento do banco GM de SoundFont que já vem instalado.



      4. Para a opção “Add MIDI instrument track” escolha apps externos AU ou IAA.




      5. Clique em “Shop”, embaixo à direita, para comprar novos packs de SoundFont, clique em “Close” para voltar à tela anterior ou “Purchase” para efetuar a compra, packs podem estar disponíveis gratuitamente para download (na imagem 4 packs combo de soundfont que podem ser comprados internamente que reunem a maioria de packs individuais mas a preços mais baixos).



      6. Clique em “ok” para criar pista MIDI com instrumento. Note, na barra lateral da esquerda, acima de M S, o teclado e o nome do instrumento ou musical app.


      7. Clique em “Next” acima e à direita para caminhar nas outras telas do app, atente-se que na 2. tela existem dois botões “Next”:

- clique um vez para ir à 1a. tela das pistas;
- clique em “Next” acima e à esquerda para ir à 2a. tela das pistas;
- clique em “Next” acima e à direita para ir à 1a. tela do master;
- clique em “Next” acima e à esquerda para ir à 2a. tela do master;
- clique novamente em “Next” para voltar à tela inicial.



      8. Na tela inicial, clique no teclado para ir à tela que permite, no caso de app externo, escolher o instrumento do app, sem precisar sair do Evolution, ou então usar o teclado virtual interno para tocar o instrumento.



      9. Na 2a. tela de pistas (veja no item 7 como chegar nela) clique na 1a. seta azul (com conteúdo inicial “virtual keyboard”) para aliar instrumento a teclado MIDI externo, interfaces ou outros instrumentos conectados ao iPad aparecerão na lista, no exemplo foi escolhida a interface MIDI-USB UM-1. Na tela inicial, clique no círculo vermelho na barra lateral da esquerda (abaixo do M S) para poder tocar no teclado MIDI externo o instrumento escolhido.


      10. Na tela inicial clique em “Tempo” (ícone metrônomo) acima e à direita (ou no marcador de tempo/compasso embaixo na tela) para ajustar andamento e metrônomo. 



      11. Com a pista selecionada (círculo vermelho da barra lateral clicado), clique no “record master” (círculo vermelho da barra inferior) para iniciar a gravação. Se um teclado MIDI externo não estiver conectado, a tela do item 8 com o teclado virtual será exibida, quando a pista for selecionada, para que a gravação seja feita por esse meio.



      12. Na tela inicial (no modo “Scroll”, 2a. opção na barra superior), somente a barra lateral de uma pista é exibida de cada vez. Quando várias pistas estiverem criadas, clique na pista (barras horizontais na tela inicial) ou escolha a pista na tela de pistas  (veja no item 7 como chegar nela), para seleção da barra de qual pista a ser exibida. 


      13. Use os três ícones da barra inferior para interromper gravações, reproduzir e parar a reprodução de gravações.



      14. Dê um duplo clique na pista (barras horizontais na tela inicial) para ir à microedição da pista.



      15. Clique e mantenha clicada a pista (barras horizontais na tela inicial) para ter acesso à tela de opções de edições. Clique em “Quantize” e acerte as posições das notas no tempo, sem precisar ir à tela de edição. Outros ajustes também podem ser feitos através dessa tela.



      16. Clique em “Project” à esquerda na barra superior para salvar, carregar, exportar projeto, dentre outras opções.

Um comentário:

  1. Olá...Excelente postagem. Obrigado. Eu só não consigo achar os instrumentos AU - não tenho essa opção no meu android. Só funciona no iPad?

    ResponderExcluir