quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Musical Apps: 4a. Lista

Uma última lista? Por enquanto, com essa são 40 indicações de aplicativos musicais para iOS, para você fazer escolhas mais certas, com preços mais interessantes e recursos mais eficientes para você trabalhar com mobile music

1. CMP Grand Piano
2. Heavy Brass
3. iCathedral Organ
4. Victorian Chapel Organ
5. Audio Evolution Mobile Studio
6. ThumbJam
7. Roland Sound Canvas
8. Korg iM1
9. Tone Stack
10. MidiQuesti / MidiQuestLibrariani

CMP Grand Piano

      Estamos muito bem servidos em termos de Pianos Acústicos para iOS, na edição de agosto da Teclas & Afins, na matéria “Os melhores pianos em musical apps”, listamos 9 apps de pianos para iPad. O app Colossus Concert Grand, com 8 luxuosos modelos de pianos acústicos (além de mais cinco modelos no pack de E-Pianos Set), usando um total de 14 GB para amostras, é um dos melhores, senão o melhor, pela quantidade e qualidade. A Crudebyte, desenvolvedora do Colossus, entrega no pacote CMP Grand Piano uma coleção menor, são 4 modelos, diferentes dos modelos presentes no Colossus, mas também excelentes. Como dito no início, estamos bem servidos de Pianos Acústicos para iOS, convém estudarmos preços e recursos, para saber o que adquirir, mas se você, como eu, for amante de pianos reais, o CMP é uma ótima sugestão, por quê? Porque são somente 4 pianos no pacote, mas cada um com características sonoras bem distintas, que podem agradar gostos diferentes e serem adequados para estilos musicais variados. Fora de promoção, por menos de R$ 100 temos 4 modelos, 2 no pack base e mais 2 em compras internas, em 4,4 GB de amostras no total:

1. “Jazz Piano" (CMP Jazz Piano), um piano brilhante, mais pop, amostras menos longas quando tocamos com pedal.

2. “Grand Piano" (Steinway D Concert Grand Piano), timbre mais aveludado, para erudito e romântico, naquele padrão de bom Grand Piano entregue por hardwares e softwares. O Jazz Piano e esse usam, juntos, 1,7 GB de amostras.

3. “Concert Grand" (Bechstein A190), muito realista e cheio de identidade, o melhor piano do app, em minha opinião, profundo e com um resto de harmônicos magnífico, 1,6 GB de amostras.

4. “Upright Pianino" (Petrof Pianino), sonoridade realmente de piano de armário, difícil de achar tanto em hardwares quanto em softwares, um piano com personalidade, 1,1 GB de amostras.


      O app tem polifonia de 140 vozes estéreo, disponibiliza 17 presets de efeitos, tem editor de curva velocidade MIDI que adequa com exatidão seu teclado externo à tocabilidade dos pianos, além de outros recursos, uma boa opção para quem quer timbres realistas, diferenciados com a qualidade Crudebyte.

CMP Grand Piano de Christian Schoenebeck d/b/a Crudebyte
https://itunes.apple.com/br/app/cmp-grand-piano/id566874816?mt=8

Heavy Brass

      A Crudebyte não brinca em serviço, e aliás, tem um suporte ténico excelente, resposta rápida, sempre preocupado em servir bem o músico. No aplicativo iSymphonic Orchestra, todos os instrumentos orquestrais, cordas, madeiras, metais, percussivos, mais corais, piano acústico e órgãos de tubos são entregues com altíssimo nível. No app Heavy Brass, a Crudebyte recria no iPad, metais e sessões de metais, trompetes, trombones e saxofone, com refino e sofisticação, em três modos de performance:

- modo “singles”, a variedade e qualidade de sessões e solos de metais: 24 instrumentos solo, 16 sessões;

- modo “switches”, várias articulações e desenhos expressivos: pode-se escolher entre 4 articulações com 5 sessões, permitindo vários tipos de combinações de instrumentos;

- modo “combis”, a tocabilidade das combinações chama atenção, bem programada: mudando a pressão nas teclas do teclado controlador MIDI usado, e/ou usando modulation wheel, variamos as articulações, permitindo imensas possibilidades de expressão e sonoridades, parabéns ao desenvolvedor.


      Senti falta de mais modelos de saxofones, e mesmo de trompetes, como o timbre com surdina (mute), obviamente madeiras não estão presentes por ser um app especializado em metais. Sobre a ausência dos timbres, podemos entender olhando o aplicativo como focado em metais sinfônicos, para música erudita, não para pop ou jazz, mas se tivesse tais instrumentos seria nota 1000!


Heavy Brass de Christian Schoenebeck d/b/a Crudebyte
https://itunes.apple.com/br/app/heavy-brass/id1037802910?mt=8

iCathedral Organ

      A Crudebyte entrega neste aplicativo, em 1,1 GB de amostras, 20 presets de órgãos de tubos litúrgicos. Mas não são timbres fechados, com 28 stops podemos fazer ajustes pessonalizados e criar novos instrumentos, usando efeitos profissionais dedicados a pipe organs em catedrais. Isso tudo além dos recursos Hermode Tuning, marca de qualidade dos apps da Crudebyte, e ajustes MIDI detalhados para uso de teclados e pedalboards externos para controlar o aplicativo na configuração mais pessoal e mais realista. Em comparação com os aplicativos de órgãos da desenvolvedora Markus Sigg (o app Strand Organ fez parte da primeira lista de apps importantes), o iCathedral não é caro, e possui vastos recursos de criação de timbres de órgãos de catedral. Um app para os amantes de aerofones de teclas, e que sabem que esses instrumentos são fundamentais na formação de um profissional de instrumentos de teclas sério.

iCathedral Organ de Christian Schoenebeck d/b/a Crudebyte
https://itunes.apple.com/br/app/icathedral-organ/id925910220?mt=8

Victorian Chapel Organ

      Falando em pipe organs, eis uma sugestão barata e leve, mas bem eficiente: são 19 stops e ocupa só 13,7 MB de memória. O desenvolvedor é bem honesto quando assume que o app não é baseado em samples, mas entrega um som grande mesmo assim e leve para rodar até em dispositivos mais antigos. Ajustes, incluindo reverb, afinação e MIDI, podem ser feitos nas configurações do iPad. O Site do Desenvolvedor tem um texto bem didático sobre pipes organs, recomendo visita.


Audio Evolution Mobile Studio

      DAW barato e eficiente, sequencer MIDI suportando Audio Unit Instrument e gravador de áudio com banco interno de timbres, hoje é o DAW que uso em meu set. Edição completa e intuitiva de instrumentos e bateria, efeitos internos e por AU, ilimitado número de pistas, automatização de mixer e efeitos. Além do pack inicial por R$ 22,90*, recomendo aquisição de mais dois pack comprados internamente, o Steinway Grand Piano, R$ 9,90*, e o Synth pack 2, R$ 32,90*, esse um combo com 8 packs, 30% off se comprados os packs individualmente. O combo completa bem o set interno com 3 packs de synths, 1 de synth bass e 3 de pianos, Rhodes, CP70 e Wurlitzer, esse último timbre não tem no pack inicial. 
      Não, os timbres internos não são de altíssima qualidade, são soundfonts genéricos, mas são bem usáveis, alguns até muito bons. Mas além dos soundfonts internos, pack inicial e comprados, outros podem ser descarregados, como os de free download que usamos no app Bismark bs-16i. O app pode ser utilizado como um tudo-em-um, pela variedade e qualidade dos timbres, e quando armamos pistas  simultaneamente, podemos criar camadas com diversos timbres. Mas pelo custo, temos melhor custo-benefício que alguns apps, também de soundfonts, e que não têm sequencer. Para quem quer começar em apps para iPad com uma biblioteca básica mais sequencer, hoje, em minha opinião, este app pode ser a primeira indicação.


Thumbjam

      Barato, bons timbres, 8 partes multitimbrais, e muitos outros recursos. Disponível como Inter App Audio em DAWs, tudo-em-um menos lembrado como tal, mas eficiente, talvez porque tenha como proposta inicial (talvez) permitir performance na própria tela do iPad, com recursos de expressividade como vibrato, quando movimentamos o dedo sobre as barras verticais e opções de portamento. As barras são notas de escalas escolhidas de uma vasta biblioteca, escala maior, menor, de blues, jazz, pentatônica, escalas asiáticas, orientais, etc. Acordes também podem ser abertos nas barras, assim como uso de arpejador. 
      Além do banco inicial, outros timbres são oferecidos gratuitamente para download, incluindo instrumentos de equipamentos vintage e novos kits de bateria, que são exibidos na tela em pads, também para uma performance diretamente no iPad. Recurso útil que ele tem, e que falta em alguns apps, é a pesquisa de timbres por categoria. Mas ele também é sampler, permite a criação de novos instrumentos pela entrada de microfone do iPad. 
      Além de instrumentos, o app também permite a carga e a gravação de loops, uma seleção deles é disponibilizada para download gratuito. Os loops podem ser executados junto dos instrumentos o que permite ao músico fazer música com um app e só com o iPad, se desejar, sem teclado externo conectado via MIDI, o que obviamente também pode ser usado. É realmente um app surpreendente pelo custo, R$ 29,90*, pela qualidade de alguns timbres, pela facilidade para usá-lo em DAWs, e por muitos outros recursos, é compra sem arrependimento depois. 


Roland Sound Canvas

      A série clássica dos anos 1990, Roland Sound Canvas, revivida para iOS. Diga-se de passagem, a exemplo da Korg, a Roland poderia lançar simuladores de seus equipamentos vintage dos anos 1980 e 1990 para iPad, com certeza teriam um grande e rápido consumo no mercado, pelos amantes de instrumentos como as séries Juno, Jupiter, JX, D, JV, JD, XP, etc. São 1.600 timbres de instrumentos, 63 presets de kits de bateria, 16 partes multitimbrais, formatos GM, GM2 e GS, mais MIDI player, recursos totalmente adequados para executar arquivos de música no formato SMF. Os mapas de 7 engenhos estão disponíveis: SC-8820, SC-88Pro, SC-88, SC-55, GM2, CM-64 (PCM) e CM-64 (LA). Confesso, rolou um pouco de nostalgia, tocando esses timbres, saudades das antigas placas e dos bancos dos velhos teclados arrajadores da marca, tempos em que a indústria de hardwares nos encantava.
      A exemplo dos originais em hardware, é surpreendente como com só 44,3 MB (informado pela AppStore) tantos timbres podem ser criados, timbres funcionais até hoje, timbres de um tempo que limites de processadores e de memória faziam programadores trabalhar mais para criar qualidade dependente de programação, não de tamanho de amostras. Infelizmente, pelo próprio app, mais direciondo para o player, não podemos explorar melhor essa multitimbralidade para uso com teclado externo, isso sem usar os recursos do teclado externo para criar camadas ou splits de timbres. Ele também não aparece como Audio Unit Instrument nos DAWs, o que dificulta o uso de várias instâncias, mesmo com os recursos multitimbrais que possui. Com certeza é um aplicativo que carece de atualizações, mas ainda assim fornece um arsenal de patches que marcaram a vida dos tecladistas de todo o mundo. 


Korg iM1

      A multitimbralidade do iM1: 8 zonas, com camadas e limites de velocidades de timbres diferentes. Os pianos do teclado Korg M1: são bons? São ótimos, curtos, mais fortes, mas os veja como releituras, sim, a princípio, pelos limites de amostragem e sampleamento da época, o final dos anos 1980, mas que se tornaram clássicos por serem funcionais, fortes, definidos, brilhantes, mesmo não tendo o realismo científico de Grand Pianos ou de eletromecânicos. Os Strings, synthpads e texturas, contudo, são atuais, ainda surpreendentes, as sessões de cordas realistas e os sintetizados, fantásticos, complexos que se realizam em detalhes límpidos e inspiradores. As texturas, uma das marcas do vintage M1, pioneiro em criar esses "motion ensembles" percussivos, elaborados e vivos. Os Órgãos são ótimos, amostras de tonewheel e de pipes, com bons efeitos, timbres fortes, encorpados, para todos os estilos.
      Com tantos COMBIs, MULTIs e PROGs, termos "korgeses”, uma coisa legal no app é poder usar filtros de pesquisa, inclusive combinando mais de uma característica do timbre que procuramos, já que a biblioteca, com os timbres originais internos mais todos os cards lançados, é imensa. Eis uma opção boa para um tudo-em-um, não tem pianos com o realismo permitido atualmente, mas tem uma variedade imensa de timbres, em muitos casos, superiores aos de tudo-em-um atuais. 
      O M1 original já era um teclado pra bases, não estranhe a ausência de leads com portamento no iM1, talvez para antagonizar de vez com os synths analógicos monofônicos dos anos 1970, por isso surpreendeu, foi pioneiro, foi best seller, foi divisor de águas como workstation popular, um estúdio completo num equipamento, com timbres, efeitos e MIDI sequencer. Mas confesso, tocando essa perfeita emulação para iPad, senti o encantamento que sempre dispertou a sonoridade do Korg M1, ideal para conferir uma identidade diferenciada em uma banda fazendo trabalho autoral. Não é mais um mega banco de timbres, é o Korg M1 celebrado e muito vivo!


Tone Stack

      Uma pedaleria de efeitos no iPad, basta conectar o instrumento na entrada de microfone do iPad e direcionar a saída de fones de ouvidos para o amplificador, ou então usar um bom adaptador ou uma interface mais profissional. O Tone Stack da Yonac, desenvolvedora de aplicativos campeões como o emulador de tonewheel Galileo Organ e o multisintetizador Kaspar, permte a criação de linhas de até 64 efeitos e simuladores de amplificadores, escolhidos de uma biblioteca de 46 cabeçotes (amps), 44 gabinetes de falantes (cabs) e 101 efeitos. O “Virtual Circuit” simula “cabs” com 3 microfones com ajustes de distância e posição, misture caixas de uma marca com amplificadores de outra e construa o seu PA. Mas seus efeitos também pode ser usados em DAWs para manipular timbres de apps internos com Inter-App Audio Hosting. (Como tecladista, tenho conectado meu velho módulo FM de 6 operadores Yamaha TX7 ao iPad e usado efeitos como reverb, chorus e simulador de rotary speakers para deixar o timbre do vintage turbinado e atual). O app também tem um gravador de áudio e a função “MIDI learn” para aliar ajustes a controladores externos MIDI, dentre outros recursos, um aplicativo topo de linha em sua categoria. 


MidiQuesti / MidiQuestLibrariani

      Editor para teclados e módulos no iPad, integre seu set, o antigo e o novo, equipamentos vintage e apps em iOS. Painéis de 630 instrumentos de mais de 50 marcas diferentes dão acesso aos ajustes mais minuciosos dos equipamentos. São dois aplicativos, na versão editor, o app MidiQuesti, você pode editar os patches, na versão librarian, o app MidiQuestLibrariani, você pode administrar bancos e listas, realocar posição dos patches, copiar, colar, apagar, etc. Com certeza este é um app imprescindível no iPad de um tecladista, para manipular SysEx de vários equipamentos, mas principalmente de teclados e módulos vintage.


* Preços avaliados no fechamento desta matéria.

José Osório de Souza, 25/09/18

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