sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Tutorial - App Bismark bs-16i Carregando Soundfonts

Carregando soundfonts (sf2) no musical app Bismark bs-16i - Tutorial


1. O Bismark bs-16i é um player de timbres no formato soundfont (sf2), com multilayers, com ajustes de sintetização, de 16 partes multitimbrais com efeitos e possibilidade de criar camadas de timbres, ajustando os canais MIDI.




2. Clicando o segundo ícone acima á esquerda temos acesso ao mixer das oito primeiras partes (1 a 8), clicando novamente o mesmo ícone temos acesso às oito segundas partes (9 a 16).


3. Clicando em “Instrument” podemos escolher o timbre (soundfont) para a parte multitimbral. Clique em “< Library” acima e à esquerda para voltar à tela das “Libraries”.


4. A “Library” tem oito memórias (versões antigas têm só quatro) que podem receber oito bancos (de grupos de soundfonts de 1 ou mais timbres), clique em uma das “Libraries”.


5. Escolha um timbre na “Library”.



5. Ele aparecerá em “Instrument” e ficará disponível no canal MIDI da parte para ser tocado.



6. Clique em “Instrument” da parte 2 e repita o procedimento para escolher “Library” e o timbre dentro da “Library”.


7. Para carregar novos bancos em uma das oito memórias clique no ícone acima à direita e entre em “Settings”.


9. Em “Settings” clique em “WaveTables”. Clique numa das oito “Libraries” para mudar o banco que existe ou numa “Library” vazia para carregar um novo banco de soundfonts.



10. A princípio, só está disponível um banco de soundfonts, assim na primeira vez que entrar nesta tela só o banco “GeneralUser GS SoftSynth” estará disponível para carga, nada constará (“no content”) em “User Libraries”. Para carregar novos bancos veja passos à seguir.


11. Para carregar soundfont do GoogleDrive clique no arquivo com os “sf2” e escolha um soundfont, no caso, o “Piano 1.sf2”.


12. Escolha a opção “Abrir no”.


13. Escolha o musical app administrador de soundfonts de seu iPad, no caso, o Bismark bs-16i.


14. O musical app Bismark bs-16i abrirá automaticamente com a mensagem acima.


15. Entre na tela “Settings/WaveTables/Library”, conforme explicado acima. Agora um banco está disponível em “User Libraries”, ele pode ser selecionado em uma das oito memórias “Library”.


16. O banco “Piano 1.sf2”, trazido do GoogleDrive, está carregado em “Library #2”.


17. Clique em “Instrument” de uma das 16 partes e escolha a “Library”, agora a “Library #2” está ocupada com o soundfont “Piano 1.sf2”.


18. Escolha o timbre dentro do banco, no caso, o banco só tem um timbre, “F001 ConcertGrand”.



19. O timbre “F001 ConcertGrand” está disponível na parte 3 para ser tocado.


20. Ajustando o canal MIDI da parte pode-se criar layers de timbres.


21. O Bismark bs-16i tem cinco grupos de ajustes de sintetização: Scale, Output, Tune, EG/Filter e LFO, acessados na tela com os dois teclados. Duas partes multitimbrais podem ser tocadas na tela do iPad, alterando o campo “Part”, embaixo e à esquerda dos teclados.


22. Clique em “Settings” e depois em “Songs” para escolher músicas no formato MIDI SMF.


23. Ajustes e seleções de timbres podem ser registrado como cenas (“Scenes”), para salvar e carregar cenas clique em “Settings” e depois em “Scenes”. A “scene” também pode ser carregada e salva por tela chamada pelo ícone “4 quadrados” acima e à direita.



24. Uma cena com split de teclado vem pronta de fábrica, podemos usá-la para fazer ajustes pessoais dos timbres.



25. Mas clicando em “Settings” e depois escolhendo “Synthesizer” temos acesso à tela que permite definir as faixas de notas de cada parte MIDI, os parâmetros "Keyboard Range", que nos permitem splitar o teclado em várias regiões, combinando com dual e layers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário