Demo “Tonality”, um dos originais que vem com o app, vídeo gravado diretamente da tela pelo iPad 5, áudio mono.
sexta-feira, 30 de novembro de 2018
App NanoStudio 2 - Recursos de Controlador MIDI
Tutorial - App Bismark bs-16i Carregando Soundfonts
10. A princípio, só está disponível um banco de soundfonts, assim na primeira vez que entrar nesta tela só o banco “GeneralUser GS SoftSynth” estará disponível para carga, nada constará (“no content”) em “User Libraries”. Para carregar novos bancos veja passos à seguir.
19. O timbre “F001 ConcertGrand” está disponível na parte 3 para ser tocado.
21. O Bismark bs-16i tem cinco grupos de ajustes de sintetização: Scale, Output, Tune, EG/Filter e LFO, acessados na tela com os dois teclados. Duas partes multitimbrais podem ser tocadas na tela do iPad, alterando o campo “Part”, embaixo e à esquerda dos teclados.
23. Ajustes e seleções de timbres podem ser registrado como cenas (“Scenes”), para salvar e carregar cenas clique em “Settings” e depois em “Scenes”. A “scene” também pode ser carregada e salva por tela chamada pelo ícone “4 quadrados” acima e à direita.
24. Uma cena com split de teclado vem pronta de fábrica, podemos usá-la para fazer ajustes pessoais dos timbres.
25. Mas clicando em “Settings” e depois escolhendo “Synthesizer” temos acesso à tela que permite definir as faixas de notas de cada parte MIDI, os parâmetros "Keyboard Range", que nos permitem splitar o teclado em várias regiões, combinando com dual e layers.
quinta-feira, 29 de novembro de 2018
App Caustic 3 para Android - Órgão
José Osório de Souza
terça-feira, 27 de novembro de 2018
App iBassist - Linhas de Baixo e Acompanhamento
- baixo interno do iBassist,
- bateria sincronizada do musical app SoftDrummer,
- acorde gerado automaticamente pelo iBassist e tocado pelo musical app Kauldron,
- solo em tempo real pelo piano do musical app Ravenscroft 275 com iPad 5 MIDI no teclado Roland A30.
Neste outro vídeo funcionando como arranjador automático, gerando baixo com timbre interno mais linha de acordes no piano do musical app Neo-Soul Keys e sincronizando com a drum machine SoftDrummer. O teclado do musical app AUM foi usado para enviar acordes para o iBassist que fez o reconhecimento em tempo real e gerou as linhas de baixo e piano.
Gravação do áudio pelo musical app AUM
Vídeo gravado diretamente da tela pelo iPad 5
Edição final pelo app Perfect Video
José Osório de Souza
App Kauldron - 4 instâncias pelo AUM
sexta-feira, 23 de novembro de 2018
Apps iBassist+SoftDrummer+Bismark bs-16i+AUM
- no AUM, abri o iBassist e o SoftDrummer como “Inter-App Audio”;- abri três instâncias do Bismark bs-16i como “Audio Unit Extension”, cada um com iBassist como MIDI Sources e em um canal específico (2, 3 e 4), escolhi três timbres diferentes em cada parte;- para poder gravar todos os áudios direcionei os apps para Mix Bus A e criei um novo fluxo gravando só o Mix Bus A (que mixa todos os áudios);- nos ajustes MIDI do iBassist direcionei as três partes OUT para canais 2, 3 e 4, casando com as três instâncias do Bismark bs-16i;- o SoftDrummer foi chamado pelo iBassist para sincronizar estilo e andamento, também foi ajustado seu “Ableton Link”.
sábado, 17 de novembro de 2018
Instrumentos Musicais Vintage
Rhodes e Wurlitzer: a diferença entre elesARP 2500EmulatorProphet 10Oberheim 8 VoiceMoog - os 1o. anos
terça-feira, 6 de novembro de 2018
Conceitos Básicos
O USB, tipo de conexão que permite unir um periférico ao computador ou a outros dispositivos, foi criado com a proposta de ser uma alternativa para melhorar a qualidade e a velocidade da transferência de dados via portas seriais. O modelo 2.0, padronizado nos anos 2000, veio a popularizar essa tecnologia, que continuamente aprimorada gerou, em 2009, a versão 3.0. A primeira diferença é a velocidade. Enquanto o USB 2.0 dispõe de 480 Mb/s de velocidade, o USB 3.0 disponibiliza 4.8 Gb/s, ou seja, consegue ser pelo menos dez vezes mais rápido na hora de fazer transferência de dados. Tanto o modelo 2.0 quanto o 3.0 possuem a mesma estrutura de conector (sendo que o do último possui cor azul), o que permite a compatibilidade de ambos em versões diferentes, como por exemplo usar um USB 2.0 em entrada 3.0 ou vice-versa. É claro que, para dispor da "potência" do 3.0, é necessário usá-lo em uma entrada de mesmo valor.
domingo, 4 de novembro de 2018
Musical Apps num iPad 2 com 16 GB
- AUM audio mixer: funciona como DAW para misturar apps e criar layers assim como gravador de áudio- AudioShare: trabalha junto do AUM administrando e editando arquivos de áudio- Audio Evolution Mobile Studio: um DAW barato, que trabalha com apps externos, mas principalmente, com bons timbres soundfonts com a possibilidade de receber outros, sejam gratuitos ou através de compras internas- SampleTank: o tudo-em-um mais popular do iOS, com biblioteca ampla de timbres incluindo bons e variados pianos acústicos e eletromecânicos- Yamaha Synth & DR Pad: um app gratuito, com bons timbres, 16 partes multitimbrais, pads e patterns de bateria, infelizmente não está mais disponível pra download, mas ainda o tenho em meu velho iPad 2- CMP Grand Piano: um biblioteca com menos modelos mas com a mesma qualidade do gigante Colossus da Crudebyte e que funciona em engenhos mais antigos- Chapel Organ: um pipe organ não baseado em samples, por isso leve, mas poderoso em gerar órgãos de tubos programáveis- Galileo Organ (1): o melhor emulador de tonewheel e rotary speakers para iOS, um verdadeiro Hammond B3 no iPad- Neo-Soul Keys Suitcase: um app muito bom por isso pesado, versão mais simples do Studio, mas que carregado só com o modelo Suitcase e com a opção “Disable Mechanical FX” (Settings) ligada ou usando o mínimo dos emuladores de ruídos mecânicos funciona quase que sem engasgar no iPad 2- KQ Dixie: engenho FM de 6 operadores definitivo para iOS, podendo receber as centenas de SysEx gratuitos para download existentes na internet dos antigos teclados e módulos DX/TX da Yamaha- Poison-202: emulador dos sintetizadores clássicos como Moog e outros com excelentes programações de timbres- myBAND: um real time arranjer com 32 estilos, 16 timbres “lower”, mixer dos 10 instrumentos das 6 partes do arranjo, efeitos, gravador, etc- AutoPad: gerador de layers através de pads ou do teclado, free- Launchpad: pads disparadores de loops de baterias é instrumentos, com packs iniciais free- SoftDrummer: samples e patterns de alto nível de bateria, realismo incrível- DM1: drum machine com vários kits de bateria/percussão, acústicos e eletrônicos, mais instrumentos para criar patterns e songs
quinta-feira, 1 de novembro de 2018
Musical Apps: 4a. Lista
Uma última lista? Por enquanto, com essa são 40 indicações de aplicativos musicais para iOS, para você fazer escolhas mais certas, com preços mais interessantes e recursos mais eficientes para você trabalhar com mobile music
1. CMP Grand Piano2. Heavy Brass3. iCathedral Organ4. Victorian Chapel Organ5. Audio Evolution Mobile Studio6. ThumbJam7. Roland Sound Canvas8. Korg iM19. Tone Stack10. MidiQuesti / MidiQuestLibrariani
1. “Jazz Piano" (CMP Jazz Piano), um piano brilhante, mais pop, amostras menos longas quando tocamos com pedal.2. “Grand Piano" (Steinway D Concert Grand Piano), timbre mais aveludado, para erudito e romântico, naquele padrão de bom Grand Piano entregue por hardwares e softwares. O Jazz Piano e esse usam, juntos, 1,7 GB de amostras.3. “Concert Grand" (Bechstein A190), muito realista e cheio de identidade, o melhor piano do app, em minha opinião, profundo e com um resto de harmônicos magnífico, 1,6 GB de amostras.4. “Upright Pianino" (Petrof Pianino), sonoridade realmente de piano de armário, difícil de achar tanto em hardwares quanto em softwares, um piano com personalidade, 1,1 GB de amostras.
https://itunes.apple.com/br/app/cmp-grand-piano/id566874816?mt=8
- modo “singles”, a variedade e qualidade de sessões e solos de metais: 24 instrumentos solo, 16 sessões;- modo “switches”, várias articulações e desenhos expressivos: pode-se escolher entre 4 articulações com 5 sessões, permitindo vários tipos de combinações de instrumentos;- modo “combis”, a tocabilidade das combinações chama atenção, bem programada: mudando a pressão nas teclas do teclado controlador MIDI usado, e/ou usando modulation wheel, variamos as articulações, permitindo imensas possibilidades de expressão e sonoridades, parabéns ao desenvolvedor.
https://itunes.apple.com/br/app/heavy-brass/id1037802910?mt=8
https://itunes.apple.com/br/app/icathedral-organ/id925910220?mt=8
https://itunes.apple.com/br/app/victorian-chapel-organ/id1358853166?mt=8
https://itunes.apple.com/br/app/audio-evolution-mobile-studio/id1094758623?mt=8
https://itunes.apple.com/br/app/thumbjam/id338977566?mt=8
https://itunes.apple.com/br/app/sound-canvas/id952549036?mt=8
https://itunes.apple.com/br/app/korg-im1/id966030326?mt=8
https://itunes.apple.com/br/app/tonestack/id870269510?mt=8
https://itunes.apple.com/br/app/midiquesti/id1271850367?mt=8
https://itunes.apple.com/br/app/midiquestlibrariani/id1341137810?mt=8