domingo, 1 de julho de 2018

App Syntronik - Destaques

22 Sintetizadores Vintage em 1 Aplicativo Musical!

      Este texto não pretende ser uma review, fazer uma revisão completa de um musical app, que se propõe e consegue, recriar num iPad, 22 sintetizadores clássicos, exigiria bem mais que algumas páginas. Contudo, eu testei bastante o aplicativo, cada synth, cada timbre, explorei sua multitimbralidade, seus arpejadores, seus efeitos, e toda a praticidade de tocar tudo isso num teclado externo via MIDI. Assim, vou destacar aqui alguns recursos que me chamaram a atenção, mas acredite, neste app você terá muito o que descobrir e usar, seja para trabalho ao vivo, no estúdio, ou só por pura diversão. O aplicativo musical para iPad Syntronik, inclui recriações de 44 diferentes sintetizadores e string machines de hardware apresentados como 22 poderosos instrumentos virtuais chamados “Synths” reconhecíveis por suas elegantes interfaces gráficas. Veja mais informações sobre ele no site oficial da IK multimedia Brasil no LINK. Veja os nomes dos synths e quais os sintetizadores em hardware nos quais eles se baseiam:

99 - Yamaha SY99
Blau - PPG Wave 2.3
Bully - Moog Taurus I, II, 3
DCO-X - Roland JX-10, JX-8P, JX-3P
Galaxy - Alesis Andromeda
Harpy 260 - ARP 2600
J-60 - Roland Juno-60
J-8 - Roland Jupiter-8, Jupiter-6, Jupiter-4
Memory-V - Memorymoog
Minimod - Modular Moog, Minimoog Model D, Moog Voyager
Modulum - Baseado no Modular Moog, EMS VCS3, Alesis Andromeda
M-Poly - Korg Mono/Poly, Polysix
Noir - Multimoog, Micromoog, Moog Prodigy
OXa - Baseado no Oberheim OB-X, OB-Xa
Polymorph - Moog Polymoog, Opus 3, Rogue, Realistic Concertmate MG-1
Pro-V - Sequential Circuits Prophet-5, Prophet-10
SAM - Oberheim SEM (Synthesizer Expander Module)
SH-V - Roland SH-5, SH-2
String-Box - ARP String Ensemble (Solina), Elka Rhapsody 490, Hohner String Performer, Roland RS-505 Paraphonic, Roland RS-09 Organ/Strings 
T-03 - Roland TB-303 Bassline
VCF-3 - EMS VCS3 (The Putney)
V-80 - Yamaha CS-80, GX-1, CS-01II

      O Syntronik é focado em synths vintage, com painéis de comandos intuitivos e que lembram os vintage, mas apesar de ser baseado em samples, já que não cria seus timbres a partir de formas de ondas puras, ele não tem amostras de instrumentos acústicos, como orquestrais, pianos, tonewheel e pianos eletromecânicos. Ainda assim tem uma biblioteca vastíssima que além de abranger as emulações de synths analógicos e digitais, também tem timbres de strings, brass, bass, drums, e mesmo pianos interessantes, principalmente se desejar dar uma identidade de timbragem mais sintetizada, e não de samples’s player, à sua música. Respeitando seu conceito e foco, eu diria, após fazer testes bem amplos nele, que é possivel fazer um trabalho só com ele, tocando ao vivo, pela variedade e quantidade de timbres que possui.

Ache o timbre que você quer

      Pra achar o timbre que você quer em mais de 1.600 presets que vêm prontos, mais favoritos e users, o app Syntronik conta com um navegador inteligente que permite a você filtrar a pesquisa de muitas maneiras:

1. Pesquise em um synth específico
2. Pesquise em mais de um synth
3. Pesquise nos favoritos * que você marcou
4. Pesquise por "Category"
5. Pesquise por "Timbre"
6. Pesquise por "Style"
7. Pesquise por "Music Genre"
8. Pesquise por "Mood"
9. Pesquise nos users que você criou

      Você pode também combinar e cruzar filtros.

Multi Panel: multitimbralidade de 4 timbres

      Os recursos de combinação de quatro timbres e quatro arpejadores programáveis são fáceis de usar e com muitas possibilidades de criação de ferramentas para serem usadas em tempo real. Você cria splits e layers do teclado numa única tela do aplicativo de maneira rápida e intuitiva, sem precisar mexer no controlador MIDI que você estiver usando. Habilite um canal MIDI no teclado e quatro timbres, em quatro regiões com quatro camadas de velocity diferentes podem ser tocados. 

Acessos MIDI

      Mapeie as combinações de até quatro timbres com o Program Change MIDI de sua preferência e na ordem que desejar para acessar Multis com um toque por controlador externo MIDI. Ao teclado externo basta estar programado com o Program Change no canal MIDI que case com o canal MIDI ajustado no Syntronik no parâmetro MIDI Channel em “Settings”. Para isso pressione o ícone com a conexão MIDI de cinco pinos, embaixo, à esquerda da tela, selecione a opção “Edit MIDI Program Change”, escolha a posição na lista para uma programação de Multi, clique nela e escolha a Multi. Aliás, para uso ao vivo, convém só trabalhar no modo Multi, salvando as memórias com os timbres dos synths desejados. O Syntronik responde ao Program Change do mapa, não é possível acessar timbres individuais dos synths, mas isso nem é necessário, usando o mapa, não só para acessar combinações, mas timbres favoritos, mesmo “singles”, deste que salvos anteriormente no Multi Panel. 

Arpejador

      Programa-se arpejos muito facilmente, o arpejador, com resolução de até tercinas de semifusas (1/64T), com transpose individual por parte da resolução de doze semitons para cima e para baixo, além de ajuste de volume e tempo por parte, permite total controle da frase gerada automaticamente, como num step sequencer. A expressividade e o realismo só vão soar como pattern computadorizado se realmente for essa a tua intenção, senão será como uma gravação em tempo real bem humanizada.

Bateria: drum’s kit do synth Modulum 

      Patterns de bateria podem ser criados usando os kits do synth Modulum com o arpejador. Várias peças de bateria podem ser disparadas em uma única nota, que pôde ser transposta no arpejador individualmente em cada posição do compasso, tocando notas diferentes, e consequentemente nesse timbre, peças diferentes de bateria. Assim, pode-se disparar em tempo real num teclado externo ligado via MIDI ao iPad, o arpejador que cria um pattern de bateria, tocando uma única tecla.


Órgão + Rotary

      Cinco efeitos numa mandada por synth, experimentei-os no Organ J-8 do synth J-8. Não, esse app não faz só leads e pads sintetizados, ele emula um Hammond organ com competência, com o luxo de simuladores de rotary speakers, drive, spring reverb e outros efeitos pra torrar e apodrecer o timbre como num vintage. Com o recurso MIDI “Start MIDI Learn” você pode ajustar, por exemplo, um footswitch, para acionar o “fast” do efeito “Rotary”, deixando as mãos livres para tocar o timbre enquanto “movimenta os falantes” com o pé, muito prático.

Pianos

      Este app não foi criado para fazer pianos, sejam acústicos, eletromecânicos ou FM, com a qualidade de multisamples enormes programados para gerarem timbres realistas, essa não é a proposta do engenho, mas calma, o Syntronik não te deixará na mão, com pianos, longe disso. Se você quer saber como synths vintage faziam pianos, timbres que foram usados por tecladistas geniais em álbuns célebres, o Syntronik te dá boas amostras. Selecionei sete pianos interessantes, obviamente o synth 99, que emula modelos Yamaha, faz pianos como os da linha SY reconhecidos como EPs mais elaborados, mas todos são úteis, principalmente se desejar dar à música uma sonoridade mais vintage. Seguem sete timbres de pianos e os synths do Syntronik que os fazem:

1. EP 80 FM - 99
2. Maximus Piano - String-Box
3. Nightclub EP - DCO-X
4. Old Piano - Harpy 260
5. Piano Multimax - String-Box
6. Play your heart out - 99
7. Warm FM Ballad EP - 99

Para saber mais veja os posts aqui no blog e os vídeos no canal do Zé Osório:



Todos os 22 Synths

Outros Recursos

Músicos que usam iPad (Facebook’s Group)

José Osório de Souza - 26/05/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário