sexta-feira, 13 de julho de 2018

Gravando áudio e editando vídeo no iPad


1. Uso um celular para gravar imagem da performance, nesse aspecto, celulares de custo médio para baixo já fazem gravação full HD com ótimo resultado, se você souber posiciona-lo bem num local com iluminação adequada (eu uso um Samsung J5, o 1o. modelo).

2. Depois subo o vídeo para o app Mega, achei mais rápido que o GoogleDrive. 

3. Baixo o vídeo para o iPad pelo Mega, esse processo é muito rápido sem perder a qualidade, se feito pelo Mega, lembrando que o iPad faz a baixa em dois passos, primeiro execute o “Download”, que é a transferência em si, e depois execute “Compartilhar”, opção “Salvar vídeo”, para deixar o vídeo disponível no diretório do iPad.

4. Gravo o áudio de todos os musical apps usados na performance pelo app AUM, que além de fazer administração mais simples do MIDI, grava em estéreo e mixa sons de apps simultâneos adicionando efeitos, se desejado. 

5. Uso o app Audio Share para transferir o áudio do AUM para o Perfect Video, opção “Copiar para Perfect Video”.

6. Posso usar o iPad para gravar a própria tela enquanto faço a performance. Para gravação mais rápida, o áudio dessa gravação pode ser usado, mas além dele ser mono, o iPad só grava o áudio do app maximizado, e mesmo usando o AUM, que mixa vários apps, em gravação direto da tela o áudio desse vídeo continua sendo mono. 

7. No app Perfect Video, abro o vídeo descido do Mega e se desejar, abro também o vídeo gravado diretamente da tela pelo iPad pra usar em “picture in picture. Ajusto em configurações os vídeos para 60 fps. Abaixo os volumes dos vídeos no zero, os áudios deles não serão usados. Corto início e fim de cada vídeo e sincronizo-os. 

8. (Dica: antes de clicar em “Música” para anexar áudio, posicione a pista de imagem (a linha amarela) um pouco após o início, senão você não conseguirá mover a pista de áudio depois para fazer o sincronismo). Anexo o áudio gravado pelo AUM e trazido pelo Audio Share, também cortando início e fim (selecione “...Mais” e “Compartilhamento de Arquivos” para ver arquivos de áudio exportados para o editor). 

9. Agora a parte mais chata, sincronizar o áudio com a imagem, para isso posso ter que voltar a editar a imagem.

10. Salvo o vídeo em 1080p.

11. Subo para o Youtube do próprio iPad pelo compartilhamento em Fotos selecionando qualidade HD, a melhor disponível no iPad, 720p (subindo pelo próprio Youtube, a qualidade pode ser melhor, 1080p, do celular funciona fácil assim, mas do iPad às vezes trava).

12. Mas para o Facebook, baixo do Youtube para o celular com o “Savefrom.net” (poderia usar o Mega também) e depois subo pelo celular, por quê? Porque se subir pelo iPad, o som fica mono, já pelo celular, o som fica estéreo (nesses casos a qualidade de imagem será 720p). Para o Instagram pode ser subido diretamente pelo iPad mesmo, agora o som fica estéreo, antes ficava mono. 

Zé Osório #músicosqueusamipad

Nenhum comentário:

Postar um comentário