terça-feira, 4 de setembro de 2018

Tutorial - Apps SessionBand

      Aplicativos Musicais Session Band: crie músicas inteiras com até quatro pistas com instrumentos diferentes mais metrônomo escolhendo entre estilos musicais variados e biblioteca de acordes, escolhendo a cifra e o lugar no compasso e na música. Salve a música e use como playback para jams ou solos.


1. Na tela principal, clique no ícone “barras paralelas” acima e à direita para carregar música pronta ou estilo.


2. Para chamar um novo estilo, use a opção “Create New Style”, se estiver uma música na 1a. tela ela será perdida, uma mensagem aparecerá alertando para salvar a música.

3. Para cada estilo você pode escolher músicas prontas na coluna da direita.


4. Escolha o estilo na coluna da esquerda e clique na opção “Apply Style” para aplicar o estilo a uma música existente na 1a. tela. Veja no exemplo abaixo que a música “Garota Ipanema” mudou do estilo “Medium Latin” para “Fast ECM”, as cifras são as mesmas, mas mudou o estilos e suas respectivas pistas com instrumentos.

5. Algumas músicas disponibilizam partituras em PDF, para isso clique no ícone PDF.

6. Na tela princpal, cloque no ícone “mixer” embaixo à esquerda para mixar e automatizar os vários instrumentos de cada estilo. Clique em “Off” para desligar a automatização, e em “On/Write” para ativar ou gravar a automatização. Clique em “M” e em “S” para desligar ou deixar em solo um instrumento específico. Use os sliders para ajustar os volumes.

7. Na tela principal, clique no 2o. ícone embaixo à esquerda para salvar, carregar, compartilhar, exportar ou abrir para nova programação (“New” que faz a mesma coisa que a opção “Create New Style”) de música.


8. Na tela principal, use os 3o. e 4o. ícones embaixo no centro para executar música e voltar ao início dela.


9. Na tela primcipal, clique em “n BPM” para ajustar o andamento da música. Deslize o círculo em vermelho para ajustar e clique nele para voltar à tela principal.


10. Na tela primcipal, clique no último ícone embaixo á direita (o lápis) para criar e editar a harmonia da música.


11. Clique no ícone com o ponto de interrogação “?” para que o app dê dicas de operação, depois use as setas para cima e para baixo para caminhar entre as dicas, ou dê um clique na dica. Para sair das dicas dê um duplo clique.



12. Pressione e segure na barra final do cifra, até a barrinha vertical azul aparecer, para criar novos acordes.


13. No teclado musical, escolha o acorde e rolando horizontalmente a 1a. barra, escolha entre tipos de acordes da biblioteca de cifras. Além da cifra para harmonia tem-se opções de batidas e viradas de bateria, Normal, Drum, End, dependendo do estilo, para isso role horizontalmente a 2a. barra.

14. Pressione dois pontos, sobre a cifra, segure e aumente ou diminua o número de tempos que o acorde ocupa no compasso, afastando ou aproximando os pontos.


15. Clique na cifra e pressione o “x” à esquerda acima dela para apagar o acorde.


16. Clique em “C”, debaixo do ponto de interrogação, para transpor as cifras, não o áudio, de C para Bb e Eb, isso facilita tocar com outros instrumentos como saxofones, que precisam ser tranpostos quando tocados com piano.

17. Clique duas vezes sobre a cifra ou cifras para ficarem verdes, então clique no ponto (barra vertical no fim de uma cifra) para aparecer “Paste”, clique em “Paste” para copiar as cifras em verde para outra posição na música.


18. Os dois ícones acima na tela inicial: “?” dá dicas de operação do app; ícone com o livrinho, dá informações sobre os músicos que gravaram os instrumentos do app.

19. Clique em “REC” (para ficar vermelho) e grave áudio da música, depois da gravação uma tela é disponibilizada para escolha do destino da gravação. Clique em “1,2,3”(para ficar verde) para que um compasso em branco toque antes da gravação. Desligue na tela mixer o metrônomo para que não seja gravado.

      O Session Band disponibiliza 14 aplicativos para estilos diferentes, até o momento, alguns packs podem ser adquiridos em bundles, que ficam em preços melhores que se comprando os apps individualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário