domingo, 3 de junho de 2018

App Korg iM1 - o teclado M1 celebrado e vivo!

Uma combinação básica, Piano + SynthPad + E.P., mas feita pelos timbres do M1 fica encantada, é fácil fazer música com um layer desses.


Outra combinação belíssima de timbres, essa, a “PianoHaven” do card T1 Presets.



Usando a maravilhosa textura “Universe” com o “E.Piano 4” enfatizando com o percussivo “SynMallet”.


A multitimbralidade do iM1, 8 zonas de layers e de velocities de timbres diferentes podem ser criadas.



Os pianos do teclado Korg M1 são bons? São ótimos, mas os veja como releituras, sim, a princípio pelos limites de amostragem e sampleamento da época, o final dos anos 1980, mas que se tornaram clássicos por serem funcionais, fortes, definidos, brilhantes, mesmo não tendo o realismo científico de Grand Pianos ou de eletromecânicos. Os Strings, synthpads e texturas, contudo, são atuais, ainda surpreendentes, as sessões de cordas realistas e os sintetizados, fantásticos, complexos que se realizam em detalhes límpidos e inspiradores. No vídeo um pouco dos orquestrais e pads deste app que você deve ter.


As texturas, uma das marcas do vintage M1, pioneiro em criar esses "motion ensembles" percussivos, elaborados e vivos. Uma coisa legal no app é poder usar filtros de pesquisa, inclusive combinando mais de uma característica do timbre que procuramos. 


Os pianos, excelentes ataques pra se combinar com pads, strings e texturas e montar layers, se tornaram clássicos mesmo não sendo as amostragens que beiram à perfeição dos dias de hoje, mas ainda funcionam bem pra bater acordes e liderar o arranjo.



Os Órgãos são bem legais, amostras de tonewheel e de pipes, com bons efeitos, timbres fortes, encorpados, para todos os estilos. 



      Eis uma opção boa para um tudo em um, não tem os pianos do SampleTank, mas tem uma variedade imensa de timbres, em muitos casos, superiores aos do SampleTank. O M1 original já era um teclado pra bases, não estranhe a ausência de leads com portamento no iM1, talvez para antagonizar de vez com os synths analógicos monofônicos dos anos 1970, por isso surpreendeu, foi pioneiro, foi best seller, foi divisor de águas como workstation popular, com timbres, efeitos e MIDI sequencer. Mas confesso, tocando essa perfeita emulação para iPad, senti o encantamento que sempre houve na sonoridade do Korg M1, ideal para conferir uma identidade diferenciada em uma banda fazendo trabalho autoral. Não é mais um mega banco de timbres, é o Korg M1 celebrado e muito vivo!

Vídeos gravados diretamente da tela pelo iPad 5, áudio mono. O teclado Roland A30 foi conectado ao iPad 5 via MIDI e usado na execução, em tempo real e sem edição por José Osório de Souza.

Veja na AppStore

Nenhum comentário:

Postar um comentário