sexta-feira, 8 de junho de 2018

Do Órgão de Tubos ao app Galileo Organ

      O timbre único do órgão musical, uma sonoridade que chegou ao século XXI através da transformação de vários instrumentos, do timbre acústico dos aerofones de teclas aos aplicativos musicais para iPad (na gravação abaixo, tema original no órgão Tokai TX-5 Combo Classic).



     Às vezes leio por aí a frase, "esse não é um instrumento de verdade". Isso me lembra o órgão Hammond, quando foi lançado, propunha-se ser um simulador mais portátil de um órgão de tubos. Bem, para um tradicional organista de um aerofone de teclas, um órgão Hammond podia não ser considerado um instrumento de verdade, só uma reles imitação. Hoje, porém, que relevância tem um Hammond. Tenhamos cuidado com preconceitos, as coisas mudam e novidades tecnológicas se apresentam a cada dia, muitas, diferentes, mas não piores.
      O processo evolutivo que pode fazer com que um engenho, no nosso caso, um instrumento musical, passe pelos princípios mecânico, eletromecânico (híbrido), eletrônico analógico, digital e virtual, sempre procurou fazer a mesma coisa com diminuição de espaço e possibilidades de automação. Automação porque nos instrumentos musicais, por exemplo, escolhas manuais que tinham que ser refeitas quando se desejasse um novo registro, deu lugar aos presets, esses às user memories, tentando tornar o instrumento mais eficiente e rápido.
      Obviamente, a substituição do velho pelo novo, nunca recriou o original com todas as suas características, contudo, novas características foram adicionadas, que se a princípio foram vistas como defeitos, pelos puristas contemporâneos, se tornaram parte da identidade de um novo instrumento. Dessa forma, defeitos se transformam em identidade que se tentará imitar num próximo passo do processo evolutivo. Isso é muito claro no órgão, e nos vários nomes que ele recebeu, órgão de tubos, órgão tonewheel Hammond, órgão digital clonewheel e finalmente aplicativos musicais para iPad como o Galileo Organ.



      Um clássico da banda Deep Purple, “Smoke on the water”, executado com um excelente clonewheel brasileiro de Hammond Organ B3, o órgão Tokai TX-5 Combo Classic (guitarra por Maria Júlia Cristofoletti de Souza).



      O Strand Pipe Organ possui o luxo de ter mesmo amostras do som que ecoa dentro da igreja quando se puxa um stop, você se sentirá na nave de uma catedral cristã antiga. São 562 MB de amostras gravadas de órgão de tubos de igreja de Kalvträsk na Suécia. O desenvolvedor Markus Sigg (recomendo visita ao site onde informações são dadas sobre a construção de cada aplicativo, segue o link) tem engenhos com amostras de outros órgãos históricos europeus, alguns com versões grátis simplificadas (com um número menor de oitavas disponibilizado) para você testar e se divertir. Não são aplicativos musicais baratos, assim como são pesados para a memória do iPad, mas isso é justificável quando ouvimos a qualidade impressionante do som.



      Aqui um outro aplicativo musical para iPad com amostras de órgão de tubos, versão free do aplicativo "Jeux d'orgues Organ" com 174 MB de amostras gravadas de órgãos históricos localizados em Alsace, região da França. Mais informações no link.



      Musical app Galileo Organ, definitivamente é um dos meus musical apps favoritos, um engenho que justifica ter um iPad no set. Uma única matéria pode ser dedicada só a esse aplicativo, explicando todos os recursos que ele possui para gerar com magnificência o timbre do Hammond Organ B3, da caixa Leslie mais outros efeitos vintage tão necessários para se ter um clonewheel pró. Ele é magnífico e se você tiver dois teclados controladores MIDI adequados, com teclas waterfall, jogos de nove sliders pros drawbars em um deles, terá a questão timbre de órgão resolvida, e não só timbres de Hammond,  como também de órgãos transistorizados, pipes organs, etc. 



      Além do básico para um clonewheel, o Galileo Organ tem outros requintes, presentes somente nos melhor emuladores de órgãos vintage. São onze tipos de órgãos incluindo tonewheels com vários tipos de leakages e características tonais, além de modelos transistorizados. Possui uma deliciosa emulação de Scanner de Vibrato / Chorus, além de ajustes detalhados de rotary speakers, velocidades dos falantes, microfonação, modelos de Leslie originais, etc. Tem também outros efeitos como Virtual-Tube Preamp, Wah/Autowah, Ring Modulator/Tremolo, Delay, Reverb, enfim um engenho completo, eficiente e definitivo. Se você quiser um motivo para ter um iPad no set, esse basta, mas é claro, para aqueles que dão ao Hammond Organ sua devida relevância.



      Nos vídeos, além do timbre original do Tokai TX-5, um iPad 2 foi usado MIDI no teclado controlador Roland A30 e também nas teclas do órgão Tokai TX5 Combo Classic, por José Osório de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário