“O Synth/Rompler Completo n. 1 para seu iPad”
- • 650 Presets
- • 1,000 Sons
- • 21619 Amostras
- • 8.11GB (6.0 GB comprimidos)
- • 100 Wavetables
Timbre “Grand and Stringbell” com 3º tone alterado para “DX Attack 1”, MIDI learn no Waldman Nitrogen 16 e notas pelo Roland A30. Dica pra edição facilitada: escolha um timbre parecido com o que deseja e mude pouca coisa, usei um timbre que já combina piano, strings e bell, aí só mudei a wave ”Bell” do 3º oscilador para “DX Attack 1”, pra trazer uma sonoridade DX7 EP pra combinação, estendi também a “key range” dele para toca-lo em todo teclado.
- Usando duas instâncias AUv3 no app AUM: Concert Grand e DX Dream Tine.Composição e execução, José Osório de Souza.
Todos os 22 timbres do banco original de fábrica “01 Acoustic Piano”.
Seleção de 22 E.P.s dos bancos “02a Electric Grands”, “02b Keys Layers” e “03 Electromechanical EPs”.
Os 26 órgãos originais do banco “04 Organs”.
Todos os 29 timbres do banco “11 Strings - Ensemble”.
Todos os timbres dos bancos “10 Strings - Solo” e “17 Strings - Pizz and Plucked”.
Seleção de 22 timbres do banco “12 Pads & Synth Strings”.
Todos os timbres do banco “13 Voice and Choirs”.
Todos os timbres dos bancos “14 Brass - Solo” e “15 Brass - Ensemble”.
Todos os 33 timbres dos bancos “16 Woodwinds - Saxophones”, “18 Woodwinds - Other Reeds” e “19 Woodwinds - Flute and Blown”.
Todos os 45 timbres dos bancos “16 Brass - PolySynth”.
Todos os 43 timbres do banco “21 Synth - Leads”.
Todos os 47 timbres do banco “22 Synths”.
Todos os 75 timbres do banco “09 Bass - Synth”.
Timbres selecionados dos bancos “07 Bass - Acoustic” e “08 Bass - Electric”.
Todos os 16 timbres do banco “05 Guitar - Acoustic”.
Todos os timbres dos bancos “06 Guitar - Electric” e “20 Tuned Percussion”.
Três instâncias do musical app Pure Synth Platinum, Concert Piano, Classical Horns e Boys Choir Worship, gravadas pelo musical app Beatmaker 3, áudio final gravado pelo musical app AudioShare, imagem gravada diretamente da tela pelo iPad 5 MIDI no teclado Roland A30. Composição e execução, José Osório de Souza.
Um “tudo em um” pra brigar com o SampleTank?
Caminha para isso, já que no momento o Pure Synth exige iPad novo para funcionar, da 5ª geração em diante, além de ocupar muita memória (6 GB). Mas tem vantagens sobre outros engenhos “all in one”, como soundfonts players e DAWs com timbres internos. Não podemos avaliar seu custo beneficio porque ainda está com um preço promocional, informado como sendo a metade do valor real, app inicial mais seus quatro packs de samples, R$ 37,90. Isso está muito barato por tudo o que oferece:
- é um tudo em um porque tem variedade de timbres, pianos acústicos, eletromecânicos, FM E.P.s, instrumentos sinfônicos, mais baixos, órgãos, sintetizadores, etc; tem um painel básico de ajustes de sintetizador onde quatro osciladores podem ser usados sobre um vasto banco de waves, um mixer com MIDI learn pode ser utilizado para ajustes dos osciladores facilitando uso ao vivo;- os timbres são bons? os pianos acústicos, dentro de uma característica dos apps da MIDIculous que é a sonoridade dos equipamentos em hardaware dos anos 1990, são bons o suficiente, mas alguns são muito bons, como os eletromecânicos e elétricos, Rhodes, FM Tines, CP70 etc; os instrumentos de cordas sinfônicos são profissionais, nos strings achamos os timbres que buscamos e que procuramos mesmo em apps mais caros e não encontramos, os solos e pizzicatos strings são ótimos, cellos e violinos cantantes e realistas; os violões e baixos são surpreendentes, em “acoustic guitars” tem violões nylon, aço e flamenco realistas e deliciosos de tocar, os baixos acústicos para walking bass são excelentes, com diferentes sonoridades, assim como os elétricos, boas amostras, boa programação e interação com teclas; mas a cereja do bolo é o banco “Voice and Choirs”, jazz “scat singing”, várias articulações e vocalizações, soam muito bem;- os órgãos são “podres” e em se tratando de emuladores do tonewheel Hammond (já que o banco não vem com timbres de pipes e só são mencionados 2 Farfisa, ainda que haja wave de “vox” no banco de amostras) é um grande elogio, leakages e clicks presentes, nesse quesito é importante citar o arsenal de efeitos que o app possui (26 tipos usados em 3 séries de 5 efeitos cada), incluindo ótimos simuladores de rotary speakers (leslie) que funcionam muito bem nos órgãos; de fábrica não acharemos timbres mais limpos e estilo gospel “congregação” (entendidos entenderão), mas é possível programar com o vasto banco de amostras nos 4 osciladores, os originais são gospel afro-norteamericanos mesmo, blues, soul, adequados para música evangélica e profana, como rock clássico, gostei muito dos órgãos, rockeiros e blueseiros acharão timbres eficientes;- o app tem em engenho dedicado para sintetizador, parâmetros de envelope, filtro, LFO etc, estão presentes, mas os programas que vem prontos abrangem todas aquelas sonoridades clássicas dos synths analógicos e digitais que amamos, os da praia worship acharão os pads e synthstrings tão necessários, com uma enorme variedade e qualidade, mas existem também uma coleção de baixos sintetizados assim como synth leads e poly, aqueles vintage que nos apaixonam no rock progressivo dos anos 1970 e no pop rock dos anos 1980;- o ponto mais negativo do aplicativo são os timbres solos de trompetes, saxofones e madeiras, junto da ausência de timbres de acordeão, contudo as famílias de pianos, órgãos, strings e synths valem o aplicativo e sobra crédito;- ele perde do Sample Tank na demora da carga dos timbres, e o Sample Tank permite carga de 8 timbres que ficam disponíveis para uso imediato, obviamente é preciso considerar que no Pure temos acesso a 4 osciladores por timbres, no Sample Tank é só um, isso. torna mais pesado, mas no que o Pure ganha é o fato de ser um engenho aberto, ele é AUv3, que permite ser usado em DAWs e roteadores, podendo chamar várias instâncias dele simultaneamente montando combinações de timbres;- só vou dizer uma coisa, não achei em em um único app para iOS até agora tanto timbre bom e variado para o trabalho de música mais pop, gospel, enfim, aqueles timbres básicos que a maioria dos músicos brasileiros procuram num teclado ou software.
Dicas
Os bancos de waves entregam bem mais timbres que aqueles existentes nos programas de quatro osciladores. A dica é abrir os 4 osciladores para construir timbre pelo banco de waves, como nos teclados. No banco de saxofones, por exemplo, não existe programa de sax tenor, mas se abrirmos um oscilador temos waves de sax tenor disponíveis para novos timbres, o mesmo ocorre com órgão vox.
Para quem tem pouca memória, tente instalar todos os packs uma vez pelo menos, para ficar constado que você adquiriu os packs (e no momento atual, de lançamento, aproveitou a promoção de R$ 37,90 por tudo). Depois você pode apagar os packs e carregar só os timbres que interessa, lembre-se que somente os packs “Factory Content” são necessários para os timbres originais de fábrica, os outros, dos “Additional Sounds”, só são necessários para novas programações de usuário.
O recurso “MIDI Learn” do app é fácil e eficiente, para saber se o parâmetro na tela o tem toque o parâmetro e segure um pouco mais o dedo, várias opções serão exibidas, selecione a opção “Learn MIDI CC”, então manuseie qualquer knob, slider, switch etc, do controlador MIDI conectado ao iPad, a interação é estabelecida, finalmente toque na opção “Learn” no iPad para dar ok.
“Concert Grand” - Piano Acústico
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