terça-feira, 30 de julho de 2019

Tutorial - App iWavestation: criando performance (nível inicial)


1. Entrando o app inicialmente na tela “Waveseq”, clique no nome da performance no topo no centro para entrar na tela com as listas de performances. Na lista na tela, escolha uma performance que pode servir de guia para criar uma nova performance. Editar uma performance pronta semelhante à que se deseja criar é mais fácil que criar uma performance do zero. 


2. Clique em “Mixer” para entrar na edição de performance. Uma performance é formada por vários patches. Se estiver em “Waveseq” pode também clicar diretamente em “Mixer” para ver os patches que compõem a performance.


3. Uma performance é formada por oito partes, cada parte é um patch, em uma ”Part n” clique no nome do patch para ter acesso à biblioteca de patches. Como em performances, temos vários cards com as programações.



4. Selecione card e patch e clique novamente no patch na lista da tela para voltar à tela “Mixer”. RAM, ROM, Card e KLC são presets que não podem ser alterados, USER 1, 2 e 3 são as memórias de usuário que poderão receber write/save de performance ou patch. 


5. Em “Mixer” temos duas telas, selecione-as na barra à esquerda: uma também chamada “Mixer” com muitos ajustes, o “Level” é o principal para ajustar volume do patch.


6. A outra tela é a “MIDI”, nela temos vários ajustes, os principais são “Key Zone”, define a região do teclado que tocará o patch, e “Transpose”, que ajusta as oitavas no nível de notas (+12, 1 oitava acima, -12, 1 oitava abaixo, e assim vai). Isso permite criar pontos de split ou layers de timbres. 


7. Em “File”, no topo à esquerda, temos várias funções, uma delas é a “Export Sound Data” que permite que os três bancos USER sejam salvos de uma vez, use isso se precisar importar performances e patches para salvar antes seus ajustes pessoais.



8. Você pode também editar uma performance a partir de uma memória inicial, para isso use outra função que está em “File”, “Create new performance”, clique em “EP” para um inicialização mais simples. Depois clique em qualquer ponto da tela fora dessa aba para voltar a “Mixer”.



9. No final da edição salve a performance em um dos três cards “User”, para isso clique em “Write” no topo no centro, escolha uma memória e clique em “OK”.


10. Essa é uma edição primária das performances, mas o iWavestation permite edição dentro de um patch (clicando em “Edit” no patch de uma parte). Nesse nível mais avançado podemos selecionar 4 sequências de várias waves em cada uma das 8 partes, montando uma linha musical que soará em loop de acordo com a afinação das notas tocadas.

#músicosqueusamipad 

Nenhum comentário:

Postar um comentário