quarta-feira, 31 de julho de 2019

App Korg iPolysix - timbres vintage em 8 partes mais sequencer

      App KORG iPolysix, outro engenho da Legacy Collection para iOS cheio de recursos. Os timbres são poucos, 50 de fábrica (podiam ser mais), mas são os clássicos, leads, pads, baixos etc, que a gente procura e gosta em engenhos de sintetizadores (digitais e emuladores de analógicos). Quando digo clássicos é que não são esses mais contemporâneos, mais “fx”, ambiências, que as vezes formam quase que a maior parte da biblioteca de muitos apps.  O engenho é simples, um oscilador, 6 vozes de polifonia, um ADSR, e ajustes básicos de filtro, LFO e pitch, mas com arpejador, unison e chord que empoderam o timbre, mais 28 efeitos por parte (2 simultâneos nas partes drums&percs) e 28 masters, que através de telas intuitivas (e belas) entregam um aplicativo fácil e prazeroso de trabalhar. 
      Mas ele é mais que isso, é um pequeno DAW com oito partes multitimbrais que podem ser acessadas externamente individualmente por canais MIDI diferentes, tanto por hardware, quanto por AUv3 MIDI, por exemplo. Testei com o Rozeta Bassline dentro do AUM e tive acesso às partes por instâncias diferentes com canais MIDI 1 a 8. Em relação ao hardware original dos anos 80, o app equivale a dois teclados Polysix mais uma drum machine, assim são duas partes de timbres de sintetizadores (escolhidos entre os 50 factory) mais 6 partes de peças de bateria, percussão e outros timbres (mais 50 factory). Nas 6 Drum parts podem ser escolhidos também timbres de baixos, acordes e outros, não só drums&percs. 
      O sequenciador interno do iPolysix (o Korg Polyseq) é muito fácil de usar, diferente de sequencers de outros apps que desanimam só de olhar, e permite não pequenas frases ou músicas curtas, mas produções inteiras e longas. 32 patterns de até 64 steps podem ser combinados em 100 compassos numa tela matriz, repito, muito fácil de usar. Parâmetros como tamanho de nota e swing permitem criação de linhas rítmicas ricas e variadas. A tela Korg Mixer-8 (com um visor com VU estéreo tipo “analógico” charmosíssimo) permite masterização de tudo isso. O app tem o recurso Kaoss Pads para manipulação do som na tela do iPad e gravação dos controles para automatizar ajustes em patterns e songs. 
      O ponto negativo é aquele comum a todos apps Korg, é fechado, não podemos usar seus recursos em DAWs (a não ser obviamente com o Korg GadGet), ainda que possa ser usado em roteadores como o AUM, disponibilizando inclusive as 8 partes multitimbrais por canais MIDI diferentes (de 1 a 8). Se ao menos sincronizasse clock e respondesse ao start e stop do roteador já seria bem legal. Continuamos esperando a boa vontade da marca, que ainda assim, entre as marcas tradicionais de hardware, é a que mais sacou pra onde caminha a música entregando uma coleção magnífica de musical apps para iOS. 





Nestes dois vídeos 
8 instrumentos em 8 pistas pelo sequenciador interno



Neste vídeo além de 4 partes drum&percs, 
4 instrumentos melódicos foram usados, 
incluindo piano Wurlitzer bem funcional, 
com automação de volumes em Drum 3 e 5

Nos vídeos, composição e programção:
José Osório de Souza 
Áudio gravado pelo app AudioShare

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