Os apps iFretless da Ngo Minh Ngoc (Blue Mangoo) são ótimos, samples de alto nível, com uma proposta clara de entregar além de qualidade de som, tocabilidade pela tela do iPad. Quando experimentamos isso entendemos o porque do nome “fretless”, mas além de baixos e guitarras, essa linha da Ngo Minh Ngoc, recria também nos instrumentos de sopro, metais e saxofones, a qualidade de som e a possibilidade de expressão na tela. No primeiro vídeo abaixo, o app iFretless Bass, com 13 timbres fantásticos de baixos acústico, elétricos e sintetizados. A linha de baixo tocada é a “Funk Full PowerBack C7 F7” executada via MIDI pelo iBassist (LumBeat) com os timbres do app iFretless Bass.
App iFretless Guitar: timbres de violão, náilon e aço, guitarras, clean e com excelentes efeitos internos, e timbre sintetizado. Amostras fantásticas, programabilidade total, canal MIDI por corda, o melhor aplicativo de violão pra iOS até aqui. Pode ser usado via MIDI por teclado externo, mas executado na tela do iPad permite uma expressividade muito realista simulando ligação entre notas, slides de cordas etc.
App iFretless Sax, no vídeo todos os timbres: as amostras são maravilhosas, mas apesar de poder combinar 3 timbres, os recursos para criar sessões poderiam ser melhores para aproveitar os instrumentos individuais.
App iFretless Brass, no vídeo de todos os sons, dá pra ter uma boa ideia dos recursos, timbres individuais e combinação de até 3 instrumentos ajustando oitavas. Poderia ter chave geral de reverb, o default é exagerado e temos que ajustar a cada mudança de timbre (ou salvar nos presets).
Vídeos com áudio gravado pelo musical app AUM, imagem gravada diretamente da tela pelo iPad 5 MIDI no teclado Roland A30 por José Osório de Souza. Veja todos os vídeos da linha iFretless da Ngo Minh Ngoc no link.
Nenhum comentário:
Postar um comentário