segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Usando apps ao vivo com o app AUM

     É rápido chamar apps ao vivo, combinar timbres? Com o AUM fica mais fácil, veja o vídeo.



      App AUM chamando apps KQ Dixie, BeatHawk, Syntronik e Bismark BS-16i, todos com três combinações de timbres cada um, para vermos o tempo de carga para usar ao vivo. Gravação feita em tempo real, sem cortes ou emendas, áudio gravado e mixado pelo AUM e imagem gravada da tela pelo iPad 5 MIDI Roland A30. Todos os ajustes registrados e feitos pelo AUM, nada foi feito nos outros apps ou no teclado que só estava habilitado num único canal MIDI e numa única zona.

      Verdade se diga, o custo-benefício de musical apps em iPad, no Brasil hoje, usando modelos mais baratos como os novos iPad 5 e iPad 6, e alguns antigos ainda eficientes, é muito bom, contudo, a qualidade que alguns aplicativos entrega pode pesar mesmo nos iPads topos de linha, assim usar apps pesados juntos deixa ainda mais instável a ferramenta. Para usar em casa ou no estúdio, tudo bem, mas para uso no palco, principalmente em trabalhos onde a música não pode parar, é preciso algum cuidado, mas com o devido respeito, a ferramenta pode ser útil. O musical app AUM pode ser o cérebro de um set em iOS, e mesmo que apps como o MIDIflow, Audiobus 3 e outros, possam fazer ajustes MIDI até com mais recursos, o AUM é mais fácil de usar, além de gravar áudio com qualidade.
      Para selecionar timbres nos engenhos, você não precisa passar program change e control changes para canais etc, por exemplo, basta chamar o app que possua a característica Audio Unit Extension (AU), escolher o timbre no painel do app que depois o AUM salvará em sua memória as informações junto com outros ajustes como zonas de split, volume, efeitos etc. Sabendo usar, com um único teclado MIDI, com um canal é uma zona habilitados, bastará para tocar mapeamentos sofisticados de múltiplos timbres e apps distintos somente chamando a programação armazenada no AUM. Seguem exemplos de várias combinações de timbres e de apps que sozinhos podem ser usados para um trabalho completo ao vivo. Veja no início de cada vídeo os ajustes que foram feitos no AUM e nos outros apps para criar os sets. 



      Três instâncias do musical app KQ Dixie (CP70 + Fulltines + HallOrch) com efeito do musical app Zero Reverb, áudio mixado e gravado pelo musical app AUM, imagem gravada diretamente da tela pelo iPad 5 MIDI teclado Roland A30, música “Bendita hora de oração”. Com o KQ Dixie + AUM + efeitos você tem um gerador multitimbral que dá pra fazer todos os timbres e layers/splits necessários para um trabalho completo ao vivo, claro que respeitando as cores da síntese FM. 



      Três instâncias do musical app BeatHawk (G.Piano + Strings + Trumpets). Outro exemplo para quem quer um set iOS abrangente e versátil:

- os timbres usados são de packs adicionais comprados (piano, strings e trumpets), de excelente qualidade (lembrando que o BeatHawk é da UVItouch mesmo desenvolvedor do mega piano Ravenscroft 275); 

- tudo foi executado em tempo real num único teclado (Roland A30), splits e outros ajustes feitos no AUM, não foram feitos no BeatHawk nem no teclado controlador que só estava com um canal MIDI habilitado; 

- a programação pode ser armazenada e chamada depois que todos os ajustes, incluindo seleção de timbres nas três instâncias do BeatHawk, vêm automaticamente; 

- áudio mixado e gravado pelo AUM, imagem gravada da tela pelo iPad 5.



      Três instâncias do musical app Syntronik (FM E.P. + Strings + Analog Lead), áudio mixado e gravado pelo musical app AUM, imagem gravada diretamente da tela pelo iPad 5 MIDI teclado Roland A30. Outro exemplo para quem quer um set iOS abrangente e versátil. Tudo foi executado em tempo real num único teclado (Roland A30), splits e outros ajustes feitos no AUM, não foram feitos no Syntronik nem no teclado controlador que só estava com um canal MIDI habilitado.



      Três instâncias em split do musical app Bismark BS-16i (Finger Bass + Stereo Grand + Brass Section, timbres GM originais), áudio mixado e gravado pelo musical app AUM, imagem gravada diretamente da tela pelo iPad 5 MIDI teclado Roland A30. Tudo foi executado em tempo real num único teclado (Roland A30), splits e outros ajustes feitos no AUM, não foram feitos no Bismark BS-16i nem no teclado controlador que só estava com um canal MIDI habilitado.

DICAS:





Nenhum comentário:

Postar um comentário