segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Musical apps em iPad - Sim, têm limites também! (parte 2)

      Temos defendido a ferramenta ”instrumentos musicais em iOS” pelo custo beneficio, iPads que não os tops Pro estão com preços bons no Brasil, e os mais antigos e de 2ª mão como os Air e o iPad4 com custos ainda mais interessantes. Além disso excelentes apps não custam caro, junte-se isso a um teclado controlador MIDI usado ou mais em conta, e a ferramenta ganha em eficiência e qualidade melhor que de muito teclado em hardware ou teclado controlador + módulos ou VSTs em computador.
      Contudo, a ferramenta tem, sim, seus limites, principalmente usando muitos apps baseados em samples de mais qualidade simultaneamente. Os apps da Crudebyte são exemplo disso, combinar no AUM um piano do Colossus com um strings do iSymphonic pode ser instável. Outros, como por exemplo o Syntronik, funciona bem em várias instâncias no AUM, mas depois de programado. Durante a programação, escolha de timbres etc, ele pode ser instável e desligar o AUM do nada. 
      Outro limite que a maioria já entendeu, é dos próprios apps, aplicativos completos em timbres como o SampleTank e Korg Module podem ter dificuldades para serem usados com outros apps, como no MIDIflow e AUM, são mais eficientes se usados sozinhos. Penso que não existe vantagem usar administradores de apps que tenhamos que fazer muitos ajustes na mão depois de chamar as programações, ou fazemos direto tudo na mão ou deixemos o administrador fazer tudo. 
      É preciso também entender o que é mais eficiente, programar o app, o administrador ou o teclado MIDI. Com relação ao teclado, lembro que conhecimento básico do protocolo MIDI ainda é de suma importância para programar diversos timbres e apps num único teclado. Clique neste link para post do blog “Músicos que usam iPad” com noções básicas de MIDI. Assim, tenhamos inteligência com noção e sempre buscando boa informação democrática, ouvindo várias opiniões, para achar o custo beneficio que atende melhor a cada necessidade. A tempo, nos demos sempre ao trabalho de estudar seriamente as ferramentas que usamos, que é mais que assistir vídeos de “tutoriais”. Leia neste link outro texto sobre o assunto.

Zé Osório

Um comentário:

  1. Bom dia! assino em baixo de sua análise, por ex. no meu set já notei que existe uma limitação. Fiquei surpreso ao ver vc usar alguns app's tais como o Hammond B-3x associado a outros, eu não tenho conseguido mesmo alterando as configurações de Sample Rate do AUM, existe "picotamento" do audio.

    ResponderExcluir