Penso que instrumento bom é aquele que quando nos sentamos para toca-lo da 1ª ele já nos inspira a fazer música que nos toca o coração, por isso as cordas do app iSymphonic sempre serão minhas prediletas, tocadas sozinhas, sem serem parte de um arranjo completo, já me encanta, mas isso é um gosto pessoal. O pack Miroslav 2 do SampleTank é bem mais completo, mas o conceito do String Ensembles é o mesmo, amostras realistas mas com programas com ADSR curtos, para serem usados em arranjos de música contemporânea “eletrônica” (uso o termo “eletrônica” entre aspas porque ele pode se referir a muitos estilos musicais diferentes, ainda que baseados em sintetizadores).
Assim, talvez, os tecladistas em geral para uso ao vivo, não achem nele aqueles pads mais “deep” do tipo “sustain”, a programação original é meio “dura”, sem expressão. Ainda assim os “marcatos”, aquelas sessões de strings com ataques rápidos e com pouco “realease” (ou que já terminam no “sustain”) são legais. Lembro que o BeatHawk disponibiliza parâmetros básicos de ADSR e filtro para customizar os timbres, assim como timbres podem ser combinados para se montar texturas mais amplas. Existe também um boa quantidade de samples de, digamos assim, efeitos especiais com cordas, como cromatismos em slides etc. O BeatHawk tem várias expansões de samples de instrumentos sinfônicos, o pack String Ensembles é um deles. Não é um pack caro, USD 9,99 (hoje), em promoção fica mais barato.
O conceito do pack Brass Ensembles é o mesmo do pack Strings Ensembles, só que no caso de timbres de metais, a característica funciona melhor, já que para uso ao vivo ou em arranjos usamos seções de metais mais como ataques, do que como base harmônica, pelo menos em música mais popular. Mas ele tem bons programas dos timbres em “sustain”, para sonoridades sustentadas de metais. A pegada dessa expansão, baseada em samples de trompete, trombone e french horns, entrega brass sections, mesmo que mais sinfônicos, bons para o uso mais geral de tecladistas. Os french horns definem o conceito de metais orquestrais, e não para música mais popular, assim explica a ausência de saxofones, que se não estão presentes como amostras de instrumentos solos, poderiam estar pelo menos nas seções. Mas ainda assim são samples realistas com uma característica expressiva presente em quase todos os timbres, o controlador wheel bender programado para ajustar filtro e volume, facilitando articulação dos instrumentos. O preço é bem acessível, USD 6,99 (hoje), lembrando que podem ser combinados vários timbres para montar sessões customizadas assim como podem os timbres originais serem ajustados com ADSR e filtro, além de efeitos.
Áudio dos vídeos gravados pelo musical app AUM, imagens gravadas diretamente da tela pelo iPad 5 MIDI no teclado Roland A30, José Osório de Souza
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