sábado, 23 de março de 2019

Apps Roland SoundCanvas + Korg GadGet Taipei

Três instâncias do app Roland SoundCanvas pelo app Korg GadGet Taipei, áudio gravado pelo app AUM, iPad 5 MIDI no teclado Roland A30 habilitado para uma camada e um canal MIDI, o 1. O app GadGet chamou três vezes o Taipei cada vez com uma parte multitimbral do app SoundCanvas, nos canais MIDI 1, 2 e 3. Ajustes de volumes e efeitos do Canvas feitos no GadGet.




      O SoundCanvas não foi uma aquisição que me agradou, já de cara achei caro (hoje custa R$ 74,90), comprei pra testar mesmo. A sua biblioteca de timbres é enorme, strings, madeiras, metais, além de pads synths, são legais, mas os pianos são fracos. Sim, para quem quer o saudosismo dos equipamentos Roland anos 90 é interessante, mas apps como o Bismark e Thumbjam oferecem timbres melhores, incluindo pianos, por custo inferior. 
      Outra grande deficiência do Canvas, talvez a maior, é não poder fazer combinações de suas 16 partes multitimbrais nele. No AUM não dá pra chamar várias instâncias, em Audio Unit Extension nem aparece, e em Inter-App Audio só deixa chamar uma vez. (Por teclado externo dá montar layers e splits, mas usando só o Canvas e fazendo todos os ajustes no hardware).
      Mas o Korg GadGet Taipei chama várias instâncias do Canvas permitindo ajustes MIDI através de seus controles com execução de várias partes simultaneamente por teclado externo. Essa possibilidade, contudo, deixa a ferramenta ainda mais cara, a compra do Gadget 2, hoje também R$ 74,90, o que dá aos dois apps o valor de 150 reais. Ainda assim o Taipei abre muitas possibilidades de interação com apps externos com esse recurso. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário