Os quatro pianos principais do piano Kawai ES110: gravação de áudio e imagem, e edição final do vídeo no iPad 5
Áudio captado no iPad 5 pela interface UR22 mk II. Temas originais e execução, José Osório de Souza
Um piano digital completo, com tudo o que você precisa para sentir-se tocando um piano acústico, mecanismo de teclas sofisticado, timbres requintados, amplificação interna surpreendente, customização dos instrumentos conforme suas preferências, mais recursos de ritmo, gravador, bluetooth e a função "Lesson” que auxilia no estudo de partituras de piano erudito, poderoso e portátil
Primeira Impressão
Ligue à tomada e toque um piano! Essa é a primeira impressão. Geralmente sinto necessidade de ligar um teclado, mesmo aqueles com bons falantes internos, à amplificação externa, mas francamente, com o Kawai ES110 não foi preciso. A amplificação interna é totalmente suficiente e eficiente, para soar com potência e qualidade os timbres, principalmente os timbres de piano acústico, com uma extensão sonora sempre mais exigente. Existe um prazer a mais em tocar um piano digital com falantes internos bem construídos, sentimos o instrumento vibrar, ele fica vivo, como acontece num piano acústico. E os falantes do ES110, dois de 12 cm com 7 W cada, não aparecem no corpo do instrumento como falantes “automotivos”, são discretos no painel, e ainda assim, poderosos.
Ter um instrumento assim em casa, na sala ou no quarto, que só precisa de uma tomada de energia, é muito prático para estudo e entretenimento, e se não quiser atrapalhar ninguém à noite, use uma das duas saídas para fones de ouvidos, uma para o pianista e outra para o professor ou outro músico. Nada te impede de tocar teclas pesadas de um piano quando você desejar. Um instrumento sem visor, a princípio pode parecer um limite, mas a combinação de botões do painel com teclas para acessar as funções, se torna muito intuitiva, até mais fácil que caminhar em telas de menus, rapidamente memorizamos os acessos e os fazemos sem dificuldades, enfim, o instrumento é profissional tanto quanto simples de se operar.
Os Timbres
Não falta nada do principal para performances musicais, seja lá qual for o estilo, em uma polifonia de até 192 vozes. Ao todo são dezenove timbres, divididos em três grupos: oito pianos acústicos no primeiro grupo, três pianos elétricos mais dois órgãos no segundo grupo, e dois strings, dois baixos, um cravo e um vibrafone, no terceiro grupo. Dois timbres podem ser combinados em camadas em todo o teclado ou dividindo o teclado em duas regiões, com ajustes de “Transpose”, “Tuning” e "Temperament” para deixar mais confortável a região tocada, ou adequar a afinações diferentes da padrão. Piano com strings, piano acústico com piano elétrico, baixo e piano, baixo e órgão, enfim, todas aquelas misturas que o tecladista precisa para expressar sozinho ou com banda sua musicalidade.
A ação de teclas “Responsive Hammer Compact (RHC)” permite resposta diferenciada e gradativa de teclas, conforme a região, pesada nos graves e leve nos agudos, como ocorre nos martelos dos pianos acústicos. Texturas suaves aplicadas a cada tecla preta e branca permitem maior capacidade de execução. Quem conhece pianos, acústicos e digitais, sabe como é importante emular aquelas características que existem no marfim e no ébano, alguma porosidade nas teclas ajuda os dedos não deslizarem de forma exagerada, dando mais firmeza na performance.
Mecanismo de teclas é muito importante, e no Kawai ES110 ele dispara a sonoridade de um Grand Piano construído à mão, são amostras digitais de oitenta e oito teclas em várias articulações, com variação ajustável da ressonância quando as notas são tocadas com o pedal de sustain acionado, como num real piano acústico, dentre outros ajustes. As oito variações de pianos acústicos, amostras longas e repletas de harmônicos, permitem dos timbres de Grand Pianos mais aveludos e perfeitamente reverberados, a timbres mais brilhantes e secos. Do erudito ao rock, passando pelo jazz e o pop, o Kawai ES110 entrega um piano digital completo, com a portabilidade de 12 quilos e amplificação interna pronta para você tocar em qualquer lugar, em casa, nas escolas de música, nos templos ou nos palcos.
Mas para quem espera só um bom piano digital emulador de pianos acústicos, o Kawai ES110 é mais que isso, os timbres de pianos elétricos são primores de sampleamento e realismo. As simulações de Rhodes, ambientado com o efeito “Auto Pan”, e Wurlitzer, com o efeito “Classic Tremolo”, possuem todas as características presentes nos timbres originais, sinados quando tocados com menos força, e pesados e levemente distorcidos, quando tocados com mais vigor. Detalhes da construção dos eletromecânicos estão presentes, ruídos e outros elementos. São timbres no nível das melhores workstations em hardware, VSTs de computadores e aplicativos musicais dedicados em iOS.
O "Modern E.Piano”, disponibilizado com o efeito "chorus", entrega um bom "tines FM E.P.”com o brilho ideal para misturar com outros pianos. O "Jazz Organ” é uma registração realista de um Hammond B3. O clássico "perc. organ”, "888000000”com o percussivo 2 2/3’, é disponibilizado para os amantes do tonewheel, com o luxo de ao se pressionar os botões FUNCTION e REC no painel, a velocidade fast/slow do efeito "Rotary” ser aplicada ao som. Mas tem mais timbres, para uso solo ou para combinação, use o "Slow Strings", o "String Ensemble", o "Wood Bass”e o Electric Bass", também amostras eximiamente sampleadas dos instrumentos originais. Complete a biblioteca com bons timbres de Pipe Organ, Cravo e Vibrafone, sempre ambientados com efeitos reverb e outros. Nenhum timbre do Kawai ES110 é menor, todos são de primeira linha.
Outros recursos do piano Kawai ES110: gravação de áudio e imagem, e edição final do vídeo no iPad 5
Áudio captado no iPad 5 pela interface UR22 mk II. Temas originais e execução, José Osório de Souza
Customizando o Piano
“Voicing”: esta função ajusta um conjunto de características dos sons do Kawai ES110, enfatizo esse recurso como um dos luxos do piano, que permite a personalização dos timbres de acordo com o gosto e necessidade de estilo de cada músico. Os primeiros pianos digitais tinham dois ajustes, "velocity” e “brilliance”, depois adicionou-se um equalizador e mais curvas de velocidade. Mas num piano topo de linha, como o Kawai ES110, muitos detalhes do mecanismo de pianos acústicos podem ser ajustados, o “Voicing” é um recurso poderoso desse piano digital. Seus ajustes disponibilizam interação da velocidade das teclas com brilho, ressonância, volume, etc. Sonoridades mais suaves, mais brilhantes, com interação com as teclas mais condensada, ou mais extremada e dinâmica, enfim, tudo para você achar o seu som predileto de instrumento, mas principalmente de piano acústico, confortável com o seu jeito de tocar.
“Damper Resonance”: ajusta um recurso, também conhecido como “ressonância simpatética", que emula o soar de outras cordas do piano, quando o pedal de sustain está pressionado, além do som das cordas dos martelos das teclas tocadas efetivamente. No Kawai ES110 você tem quatro ajustes do recurso, para testá-lo, toque, na região média-aguda, de preferência, primeiramente segurando só com a mãos, depois segurando com o pedal de sustain pressionado. Note que segurando com o pedal uma reverberação rica em harmônicos, e que não é do efeito "reverb", soará. Acho importante explicar esse recurso porque muitos ainda não se atentaram em sua relevância para emular com realismo um piano acústico, se você ainda não sabia dele, considere-o para averiguar a qualidade de um piano digital.
“Fall-back Noise”: reproduz, em quatro ajustes, o ruído feito pelo mecanismo da tecla quando ele volta ao repouso. Ele é bem discreto, para ouvi-lo melhor talvez você precise usar fones de ouvidos, teste na região mais grave do piano, tocando uma tecla em pianíssimo e soltando-a.
“Damper Noise”: reproduz, em quatro ajustes, o ruído feito pelo mecanismo do pedal de sustain de um piano acústico quando pressionado e solto.
“Brilliance”: subtrai e adiciona brilho do som, é um ajuste independente do ajuste "Voicing”, um equalizador nas frequências médias e altas.
“Touch”: ajusta a relação da velocidade (força, pressão) que você toca uma tecla com o volume e outras características do som como brilho, na tocabilidade torna a sensação das teclas mais leves ou mais pesadas. Você pode desligar a sensibilidade das teclas, característica de instrumentos como órgãos e cravos, assim como ajustá-la em três níveis.
Recursos Luxuosos
“Bluetooth”: um excelente piano digital, que olha para o passado, emulando com qualidade pianos acústicos e eletromecânicos, mas que também olha para o presente. O recurso de conexão MIDI por bluetooth permite que celulares, tabletes e outros dispositivos interajam com o Kawai ES110, nas duas vias, assim, por exemplo, você pode tocar pelas teclas do piano timbres de aplicativos musicais em iPad, ou receber de um DAW no iPad, notas gravadas, sem uso de cabos ou interfaces.
“Drums”: 100 padrões de ritmos de bateria e percussão estão disponibilizados para você usar como backing track para os dezenove instrumentos, ou combinações de instrumentos, tocados ao vivo no Kawai ES110. Uma gama enorme de estilos, dos acústicos aos eletrônicos, do jazz ao rock, latinos e outros, prontos para você usar em frases complexas e longas, com viradas e variações.
“Lesson Function”: três livros de estudo de piano erudito estão disponíveis na memória do Kawai ES110, livro 1, “Burgmüller 25 (25 Etudes Faciles, Opus 100)”, livro 2, “Alfred’s Basic Piano Library Lesson Book Level 1A", e livro 3, “Alfred’s Basic Piano Library Lesson Book Level 1B”. Você pode executar as mãos separadas, no andamento que especificar e com o metrônomo, assim pode ouvir a execução de uma mão tocada pelo piano, enquanto toca em tempo real a outra.
"Recorder”: três canções (aprox. 15.000 notas no total) podem ser gravadas na memória do Kawai ES110, gravação MIDI, e depois executadas, enquanto, se você desejar, toca junto em tempo real. Elas não são perdidas quando o piano é desligado.
“Multi-timbral Mode”: o Kawai ES110 tem funções sofisticadas para usar o piano como controlador MIDI externo, incluindo envio de Program Change e modo multitimbral. Esse modo disponibiliza mais de um timbre através de canais MIDI diferentes, receberem mensagens MIDI externas, assim mais de um timbre pode ser tocado simultaneamente, por exemplo, por um sequenciador MIDI externo.
“Registration Memories”: quatro registrações podem ser armazenadas com ajustes de timbres, combinações, com respectivos números, volumes, balanços, customizações de teclado, efeitos, etc.
Prós: excelentes timbres, além dos pianos acústicos de alto nível com tocabilidade customizada, Rhodes, Wurlitzer e Perc. Organ muito bons, com efeitos profissionais competentíssimos; falantes internos eficientes; bluetooth para conexão MIDI rápida com engenhos iOS e outros.Contras: ausência de uma entrada de áudio para ligar, por exemplo, um iPad ou um microfone, usando o bom sistema de amplificação interna que possui, isso deixaria o piano mais independente não só para seus recursos internos, mas também para trabalhar com aplicativos musicais e cantores.
Todos os timbres do piano Kawai ES110: gravação de áudio e imagem, e edição final do vídeo no iPad 5
Áudio captado no iPad 5 pela interface UR22 mk II. Temas originais e execução, José Osório de Souza
José Osório de Souza - 22/10/2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário