domingo, 1 de dezembro de 2019

Teclado Waldman Krypton 25 - review


     Pesquisei bastante à procura de equipamentos baratos e com recursos para completar meu set com iPad, como sempre digo, ferramenta ideal é a eficiente para o trabalho que fazemos e barata para o nosso bolso. A melhor mas cara ou a barata mas ineficiente não são aquisições inteligentes, não nos dias atuais. Achei o teclado Waldman Krypton 25, é uma opção barata para ser o 2º MIDI controller ligado ao iPad para disparar acordes e loops? Mais do que isso, são só 25 teclas, mas eficientes para executar solos e sua sensibilidade pesada é ideal para timbres de synths leads, como os dos emuladores de Moog e analógicos (apesar das teclas serem vazadas, a sensibilidade surpreendeu as mãos desse velho pianista). 

      Os ajustes de transpose, à esquerda, logo acima do pitch bend/modulation, agilizam bastante mudanças rápidas de oitavas durante uma jam. Suas conexões traseiras também dão a ele recursos completos para MIDI e carga de energia, pode-se fazer conexão MIDI com cabo 5 pin convencional assim como com cabo USB, que permite carga de energia simultânea com o MIDI. Mas pode ser carregado também por fonte de energia externa (que não vem com ele), assim não compromete a bateria do iPad. O ideal é usar o adaptador Apple USB 3 que permite a conexão MIDI e carga de energia para o iPad e para o teclado com autonomia total.
      O acesso às funções pelas teclas musicais também pode ser feito bem rapidamente, é bem intuitivo, quando se acostuma nem atrapalha (muito) a performance. Eu prefiri o Krypton 25 ao modelo Carbon 25 da Waldman porque apesar desse último ter mais conexões e controladores MIDI no painel, ele pode custar o dobro do preço. Contudo, pelo preço de muitos teclados controladores pode-se adquirir dois, o Krypton 25 mais o Waldman Nitrogen 16, esse possui muitas conexões traseiras (MIDI in e out, USB, 2 pedais e fonte de energia externa) mais todos os controladores MIDI necessários no painel (pads, sliders, knobs e switches). 

      Apesar dos equipamentos Waldman serem recheados de recursos, os manuais de usuário disponibilizados são ruins, muita coisa temos que descobrir sozinhos, na tentativa, erro e acerto. Como eu disse, esses controladores formam um set secundário para ser adicionado a um teclado de cinco oitavas, pelo menos, isso tudo monta um set com muitas possibilidades para controlar a imensa biblioteca de musical apps que podemos ter em iPad por um ótimo custo-beneficio. A princípio os equipamentos Waldman (apesar das cores, branco e roxo, seres um pouco chamativas) são bem resistentes, teclas e pads têm uma pressão profissional sob os dedos, mas só o tempo dirá por quanto tempo eles permanecem assim, bem, nada é para sempre.

      Teclado Waldman Krypton 25, especificações: 

• 25 Teclas grandes 
• 4 Dials endereçáveis independentes
• 1 Fader deslizante endereçável
• Pitch Bend/Modulation Wheels 
• 2 Botões endereçáveis de dados
• 1 Botão de edição (Edit), chave play e status de edição
• 1 Botão de comutar grupo de função dos dials 
• Teclado multifuncional que pode oferecer funções como: Program Change, Banco, Sensibilidade, Tempo, Mute, Snap Shot etc
• 1 conexão endereçável para pedal 
• 1 conexão MIDI (out)
• 1 conexão USB 2.0

Vídeos com equipamentos Waldman Nitrogen 16 e Krypton 25 por Zé Osório


Nenhum comentário:

Postar um comentário