“Worship” (adoração em inglês) é um termo usado para um estilo de música e de sonoridades de instrumentos musicais usados em momentos de adoração e contemplação em cultos de igrejas protestantes e evangélicas atuais. Seja iniciado por esse ou aquele movimento, ministério, cantor, pregador ou banda, nacional ou estrangeiro, é fato que é uma forma de expressão muito utilizada nos últimos anos. Em termos de sonoridade, os timbres usados são de teclados eletrônicos, pianos acústicos sampleados mais “pads”. “Pads” nesse contexto se tratam de “synth strings” ou “ambiências” que possibilitam a criação de um clima tranquilo e sem mudanças de ritmo ou dinâmica muito extrema.
O “worship” perfeito feito pelo tecladista é aquele que não chama a atenção para a música ou para o músico, mas para a adoração, deixando a congregação à vontade para ouvir a palavra e cantar. Os “pads” mais adequados não são necessariamente “strings”, mas layers (camadas) mais sintetizados, com “ataques” lentos, “releases” demorados, filtros mais fechados, bem ao estilo “new age”. Muito evangélico não sabe mas essa referência de música de fundo para meditação vem de mantras e linhas harmônicas de religiões orientais, e não me refiro à música hebraica, que tem uma legitimidade mais bíblica, mas hindu, árabe e extremo oriente.
Em termos de harmonia, tecladistas gospel atuais gostam de carregar na nona maior, mas a sétima maior também é constante, lembro-me de quando usar intervalos de bossa nova em música litúrgica era quase pecado. Mas para o meu gosto pessoal, a música de fundo para ouvir a palavra e adorar livremente em oração mais interessante, é a mais simples, evitando encadeamentos harmônicos e usando até mesmo só as quintas. É claro que o tecladista terá que vencer suas vaidades para criar uma harmonia que é quase um cantochão medieval, mas que cria um clima isento de tensões, absolutamente espiritual, ou o tanto que é possível criar por seres humanos neste plano. Se você, tecladista, nunca fez isso, tente, tive experiências bem profundas com Deus ministrando assim.
O grupo australiano Hillsong Worship (anteriormente Hillsong Live), grupo de louvor & adoração formado em 1983 na igreja Hillsong em Sydney, Austrália, dentre outros ministérios, teve e tem tido uma grande influência no estilo que muitos chamam “worship”. No Brasil, o ministério “Diante do trono” da igreja batista de Lagoinha/MG, também teve uma forte influência no estilo, principalmente no uso de “mantras” (frases simples e curtas repetidas muitas vezes), dando um caráter mais emocional à música evangélica, opondo-se aos hinos tradicionais protestantes mais racionais, e mesmo a estilos de grupos de louvor como “Vencedores por Cristo” dos anos 1980.
Sim, na sinceridade e santidade há agrado a Deus, não importando a ferramenta que se use, mas não se iludam os mais jovens, “worship” é só mais uma moda da alma, um tipo de expressão artística, não de manifestação espiritual. Ainda que toque forte emocionalmente os adoradores atuais, passará e outras modas surgirão, só Deus é que permanece sempre o mesmo. Posso dizer isso porque acompanho de maneira atuante a música, em várias igrejas diferentes, desde os anos 1970, já vi ministérios, bandas e cantores surgirem como novidade empolgante e envelhecerem, para darem lugar a outros com uma novidade mais recente. Mas importa que seja assim, que a adoração musical seja sempre renovada, a alma humana precisa disso.
José Osório de Souza, 15 de maio de 2019
1. Apps AutoPad e Ravenscroft 275
Worship feito com musical apps AutoPad e piano Ravenscroft 275. A performance foi gravada em tempo real com o AutoPad disparado na tela do iPad e o piano tocado no teclado Roland A30 MIDIado no iPad 5. Fui e voltei nos apps para fins didáticos, mas o AutoPad pode ficar fixo na tela, ainda que no teclado estejamos tocando outro app.
Os acordes do AutoPad também podem ser disparados pelo teclado, só uma oitava, que pode ser ajustada, é usada para isso. Assim pode-se programar o AutoPad para receber disparo na última (ou na 1ª) oitava do teclado, uma região menos usada, enquanto usa-se o resto do teclado para tocar um outro app ao vivo.
O app AutoPad possui 10 timbres, “synths pads ambientes”, desde ondas puras até sonoridades de órgãos e strings, tudo bem soft, denso, profundo, com vários ajustes para se adequarem ao gosto pessoal do tecladista, um engenho ideal para ser usado em períodos de adoração e contemplação nos templos cristãos atuais.
2. App Bismark bs-16i
Worship 2 com musical app Bismark bs-16i: os sete timbres pads são do banco GM original do engenho, o piano acústico é um soundfont baixado gratuitamente da internet.
- Synth Strings 1- Synth Strings 2- Synth Strings 4- Warm Pad- Halo Pad- Star Theme- Stereo Strings Slow
3. Apps Kauldron mais Bismark bs-16i
4. Apps SynthMaster Player mais Bismark bs-16i
5. App MKSensation
Combinando timbres do app MKSensation, pianos e pads, sugestões para “worship”. Esse é um app free a princípio, assim não compare seu Ac. Piano com outros pagos e caros, mas o lance desse app é ter possibilidades de combinação e mixagem de timbres com facilidade, e usando mais de um, o resultado fica bem interessante.
6. App Poison-202
Oito “pads” do app Poison-202, meu synth em iOS preferido, programados pelo músico e especialista de produtos Fábio Ribeiro para o desenvolvedor JimAudio.
7. App Digital D1
O app Digital D1 da Audio Kit é um paraíso para quem quer “pads”, vem com vários timbres ambientes sintetizados, para criar aquele fundo profundo e suave para o piano acústico, no vídeo selecionei alguns, mas tem mais, com certeza eficientes para worship.
8. App Korg iM1
Dos oito musical apps que selecionei “pads” para serem usados em worship, confesso que o Korg iM1 foi o que mais me agradou, pela quantidade e qualidade de timbres sintetizados de ambiências, escolhi 25 pads, mas tem muito mais, aos queridos que estão procurando, deem atenção a este vídeo.
Pra encerrar esta postagem, uma das mais belas canções gospel de todas pelos musical apps iGrand Piano (Grand Piano 2), SynthMaster One (Warm Pad) e KQ Dixie (um “Crystal E.P.” com efeitos dos AUv3 Effects LRC5, ZeroChorus e ZeroReverb).
Em todos os vídeos áudio gravado pelo musical app AUM
Imagem gravada diretamente da tela pelo iPad 5 MIDiado no teclado Roland A30
José Osório de Souza
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