terça-feira, 28 de maio de 2019

Tutorial - App AUM: carregando várias sessões em tempo real

Musical app AUM chamando três combinações diferentes de três apps em seguida, em tempo real


      Prestem atenção ao tempo dos loads, a gravação foi feita em tempo real sem cortes. Eu carrego três sessões no AUM, cada uma com três apps diferentes e em todas seleções de timbres de Grand Piano, SynthStrings e E.P.. Vejam o tempo que leva para a carga e para que se possa ter acesso aos timbres no teclado externo. Verifiquem que houve alguns problemas:


- no 1º exemplo usei os apps Ravenscroft, Poison-202 e KQ Dixie, nessa sessão só tive que esperar um pouquinho para ter acesso ao Ravenscroft, mas sem sérios problemas, são três apps fortes e leves, principalmente o Poison-202, mesmo em muitas instâncias funciona fácil, o KQ, um FM synthesis autênticos 6 ops também é leve;


- no 2º exemplo usei os apps CMP Grand, Bismark bs-16i e Syntronik, o Bismark é sempre recomendado, tem banco geral de timbres e é leve, o CMP, apesar de usar samples grandes, também vem rápido, só o Syntronik que demorou um pouco, é sintetizador mas diferente do Poison-202, por exemplo, é todo baseado em samples;


- no 3º exemplo usei os apps iGrand Piano, Mood e FM Player, nessa sessão foi onde mais problemas ocorreram, primeiro o iGrand, mesmo depois do AUM o chamar temos que clicar nele para ter acesso ao timbre, o FM Player também é pesado (apesar do nome não é síntese FM como o KQ Dixie, é baseado em samples), outro problema é que ele não traz o Program Change chamado antes de salvarmos a sessão, mas como o timbre que eu queria usar era justamente o primeiro do banco, deu certo.


      Precisamos entender que como toda ferramenta baseada em processador, como computadores e mesmo teclados, apps em iOS têm seus limites. Tenho conseguido bons resultados porque respeito os limites e uso os apps para as finalidades mais adequadas, alguns se prestam ao vivo, outros para estúdio, outros usados sozinhos e outros junto de outros apps. 

      Outro detalhe é diferenciar apps baseados em samples dos não baseados, obviamente um piano acústico terá que ser baseado em bons e enormes samples, por isso não tem jeito de evitá-los, mas por isso o Ravenscroft 275 é tão eficiente, é bom e nem tão pesado. O Bismark bs-16i apesar de ser baseado em amostras é leve, característica de sf2. Mas o KQ Dixie e o Poison-202, diferentes do Syntronik e do FM Player, que se prestam a sonoridades semelhantes, são mais leves e mais recomendados para combinar com outros apps, isso porque KQ e Poison não são baseados em amostras. Assim é preciso conhecer e saber usar. 

      Contudo, nem todo app tem interação completa com o AUM, muitos só parcialmente, nem todos são AUv3, alguns até permitem serem chamados, mas não dão acesso a alguns ajustes (não aparecem as barrinhas paralelas à esquerda do círculo), e outros não chamam o PC registrado antes da sessão ser salva no AUM, assim a escolha tem que ser feita na mão dentro do app. 



Na AppStore:


José Osório de Souza 

#músicosqueusamipad

Nenhum comentário:

Postar um comentário