quinta-feira, 30 de maio de 2019

Tutorial - App Suggester mandando acordes pro app iBassist


1. Abra o aplicativo Suggester.

2. No Suggester, na 1ª tela, clique em “Configurações”, acima e à esquerda.

3. Em “Configurações” clique em “MIDI Input”, habilite o 1º parâmetro “MIDI Input” e clique em “Options” para voltar.

4. Em “Configurações” clique em “MIDI Output”, habilite o 1º parâmetro “MIDI Output” e clique em “Options” para voltar.

5. Em “Configurações” role a tela para baixo e clique em “Ableton Link”, então habilite “Ableton Link” e clique em “Options” para voltar.

6. Em “Configurações” role a tela para baixo e habilite “Plays in the Background” e clique em “Done”.

7. Parâmetros como “Octave Output” e “Play Bass” na 1ª tela de “Configurações” ajustam baixo e timbre da harmonia do som interno do Suggester, não do MIDI Out.

8. Na 1ª tela do Suggester clique no arquivo que deseja abrir ou em “+” para criar um novo.

9. Na tela “Song”, clique embaixo à direita no “falante” para desabilitar o som interno do Suggester que reproduz a harmonia e deixe o Suggester nessa tela. 

10. Abra o aplicativo iBassist: faça isso só depois de fazer todos os ajustes no Suggester, se tiver que fazer qualquer outro ajuste no Suggester depois de abrir o iBassist convém fechar o iBassist depois e então tornar a abri-lo para que ele possa reconhecer todas as configurações do Suggester. Pode ser necessário também fechar o Suggester e tornar a abri-lo, mas neste caso feche o iBassist e torne a abri-lo depois de reabrir o Suggester. 

11. No iBassist clique em “MIDI”, acima e à direita (ícone 5 pins), e verifique se o Suggester aparece em MIDI In e MIDI out. Se não aparecer feche os apps e abra-os na ordem, 1º o Suggester e depois o iBassist.

12. Na tela “MIDI” você pode clicar em “Reset”, abaixo e à esquerda, para voltar o aplicativo aos ajustes de fábrica que devem bastar para as conexões que estamos fazendo. Clique na “Seta” abaixo à direita para voltar à 1ª tela do iBassist.

13. Habilite a parâmetro “Live MIDI In” para que o iBassist possa receber informações da harmonia de aplicativos externos. Se você não fizer isso, quando der play o iBassist vai tocar, mas com a harmonia interna definida em “Progression” dele, não com a harmonia do Suggester. 

14. Escolha a linha (“Line”), a progressão (“progression”) e o timbre de baixo que deseja usar e dê play. 

15. Com estes ajustes o play pode ser dado tanto no iBassist quanto no Suggester, a harmonia definida no Suggester será usada para executar a linha (“Line”) e a progressão (“progression”) do iBassist com o timbre de baixo do iBassist. Às vezes podes ser necessário, na 1ª que estiver dando play, posicionar na tela “Progression” do iBassist para “ajustar” as configurações.

16. O iBassist gera três pistas, uma de nota que pode ser enviada para seu timbre interno de baixo ou externo de outro aplicativo, e duas pistas de harmonia que só podem ser usadas por timbres externos, assim, usando mais dois outros aplicativos podemos criar três pistas de instrumentos, também combinando com a harmonia externa do Suggester. Na tela “MIDI” do iBassist, os parâmetros “MIDI Out” podem ser usados para ajustar essas três pistas.

16. Para sincronizar um aplicativo de bateria com o iBassist, clique em “Make Drums” (acima à direita da tela principal), escolha o aplicativo (disponíveis aí somente drums do mesmo desenvolvedor do iBassist, LumBeat) e depois volte ao iBassist, o iBassist achará um arranjo mais adequado à linha e progressão que está usando e disparará quando o play for dado no mesmo andamento. 

José Osório de Souza, 3/06/19
#músicosqueusamipad 

Nenhum comentário:

Postar um comentário