O desenvolvedor iceWorks possui vários apps, cada um com suas peculiaridades e cada um com algo de especial nas sonoridades que produzem:
- Xenon: groover com 4 synths (VA/FM/Formant/PCM) + 1 drums + sequencer, delay- Argon: synth monofônico com 3 osciladores (dispostos verticalmente para síntese FM), delay- Kronecker: gerador de loops com 4 partes cada uma com 1 FM tone + 1 noise, delay- Lorentz: synth polifônico com 4 osc.s (saw+pulse+sub+noise) + 2 env.s, chorus+delay- Redshrike: synth com “violenta” distorção com 1 FM tone + sub + noise, sonoridade mais distorcida, chorus+delay+reverb- Laplace: synth de modelagem física com 1 FM sine + (click/noise), chorus+delay+reverb- Mersenne: synth com 2 FM tones + noise cada um com env.s próprios, chorus+delay+reverb
Esses engenhos são IAA, e com exceção do Xenon e do Argon, todos são AUv3, têm arpejador (programados num step sequencer) mestre que funciona fácil, painel intuitivo, LFOs e filtros e podem ser programados com MIDI learn abrangente (o Argon não tem MIDI learn). O “Resonator”, presente no Kronecker, Lorentz, Laplace, Redshrike e Mersenne e em alguns dobrado, é um recurso que permite criar sons vivos sincronizando filtros, pitches, LFOs e envelopes. Os apps não soam como emuladores de analógicos clássicos (Moog etc...), com sonoridade mais rude, digamos assim, têm uma característica digital, suave (FM), mas isso não é defeito. Achei neles timbres que não havia achado em outros engenhos, prazerosos de tocar, bem úteis e em boa quantidade, apesar das bibliotecas não serem tão grandes (em alguns é bem pequena).
O Xenon é um pequeno DAW, 4 synths + drums + sequencer:
- 1 synth poly (VA, FM, Format e PCM, 2 osciladores)- 2 synths monos (Virtual Analog, 2 osciladores)- 1 PCM poly (112 timbres incluindo “pianos”, 1 oscilador)- 1 Drums: 6 peças, biblioteca de 14 kits e 185 timbres editáveis- Sequencer com 16 steps, 99 patterns e 320 compassos- Passe horizontalmente o dedo na tela pra ter acesso a outras telas, dentro de cada parte, como ajustes de filtro- Só um efeito delay stereo; mixer- Ajuste Multi Timbre MIDI Mode (nas Configurações do iPad) para responder a 5 canais MIDI externos simultâneos (1 a 5, respectivamente, com demais canais para parte 1 também)- Synths monos são úteis, brass, leads e baixos básicos- A biblioteca de bateria e percussão é imensa e boa- Synths poly, pads, pianos, órgãos etc, um ou outro até que é bom- IAA limitado (mas que o AUM pode dar jeito)- Pode melhorar se usado com AUv3 effects e filters já que os patches são simples mas consistentes e em quantidade- Barato apesar dos pontos fracos, mas pelos fortes, biblioteca de drums e leads, pode acrescentar boas possibilidades de timbres para as nossas produções
O Argon possui 3 osciladores (3 formas de onda, noise e formant no 1º osc, 3 formas e noise nos outros dois) que podem ser posicionados um sobre o o outro para criação de síntese FM. Apesar de ter formato de tela para iPhone (pequeno), que gera o inconveniente de termos que deslizar a tela para ter acesso aos parâmetros, é um engenho poderoso que pode gerar sonoridades bem abrangentes de timbres, é mais forte que alguns dos outros engenhos da iceWorks e absurdamente barato, US$ 1,99 (R$ 7,90). Só é IAA, só tem efeito delay, possui arpejador que pode ser programado num step sequencer com 8 memórias para patterns, tem gravador de loops e vem com duas bibliotecas de 64 patches de fábrica (bancos Factory e Sinevibes) acessados diretamente na tela com dois toques (pads 8 x 8 ). Outras 64 memórias de usuário estão disponíveis para novos patches. Um engenho bem programado de fábrica pelo desenvolvedor, incluindo o modulation wheel (que nos outros apps do desenvolvedor vêm sem ajuste) com uma coleção incrível de bons leads.
O Kronecker, esse app me surpreendeu, se o desenvolvedor disponibilizasse mais presets usando os recursos, com certeza venderia mais, os factory se limitaram a uma visão do engenho, mas ele pode mais. Aqui cabe uma dica, entender de fato as especificações do aplicativo relacionadas na AppStore, ainda que em inglês (muitas delas) e só com termos técnicos. O ideal é avaliarmos um engenho não por seus presets de fábrica mas por sua arquitetura que muitas vezes pode fazer bem mais que o demonstrando nos presets. Cada partícula é formada por 2 elementos, um tone FM e um noise (os ruídos sem tom definido com os quais programamos os instrumentos de bateria e percussão), assim são 8 elementos independentes num patch controlados por 4 arpejos editáveis (que funcionam como um sequencer 16 step time), além de LFOs. O delay stereo do app é sofisticado e acrescenta harmônicos sincronizados. No vídeo, a programação é minha, com certeza pode ser melhor, mas dá pra se ter uma ideia do poder do app, e só usei arpejos das partículas, nem usei o arpejador mestre.
O Kronecker é AUv3 assim podemos combinar vários patches montando um arranjo que pode ser tocado em tempo real bem complexo. A dica é montar bumbo, caixa e baixo básicos e depois programar arpejos diferentes nos arpejos das partículas e salvar nas users, montando um banco de estilos diversificados. Acionando o “mono retrigger” e o “hold” os loops são acionados com uma única tecla e permanecem mesmo sem tocarmos o teclado. O engenho não usa samples, só ondas puras, assim é leve. O app não possui gravador MIDI interno, só usei os patches tocados em tempo real. Por mais apps assim, além do Korg iWavestation, temos o Kaspar da Yonac (com 8 engenhos e 8 arpejadores), por exemplo (ambos bem chatinhos de programar), com múltiplos arpejos, mas criadores de loops aliados a um banco econômico de samples, nem precisa ser grande, permitiria criar um arranjador automático no iOS eficiente, não pesado como o iBassist.
O Lorentz, em especial, tem bons pads, strings, brass, enfim, timbres polifônicos, mas também faz bem basses e leads, a possibilidade de criar timbres com 4 formas de ondas diferentes permite cores bem diversificadas.
O Redshrike permite uma sonoridade distorcida que cria bem baixos, keys e leads além de polifônicos com efeitos.
O Laplace cria sonoridades sofisticadas com noise (ruídos), strings plucked, metálicos, sopros e percussivos, timbres de fato diferenciados e que enriquecem nossos repertórios de patches para jams. O timbre cordas com arco (também com sonoridade FM “Yamaha DX7”) me impressionou (01 - Poly Strings 1” Factory Preset), fantástico um timbre criado com síntese digital pura, não baseado em samples, forte, expressivo, realista.
O Mersenne produz uma variedade de timbres sinados (bells, aliás uma especialidade da síntese FM), tipo “steel drums” e percussivos, eficientes para arpejos, com harmônicos lindíssimos, poucos engenhos são especialistas nesse tipo de timbre usando síntese pura e não baseada em samples, só 24 presets de fábrica.
Confira no Youtube vídeos com demos dos apps
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