quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

App LayR-Multi Timbral Synthesizer

      O musical app LayR-Multi Timbral é um poderoso sintetizador com oito arpejadores, totalmente programável, com várias partes multitimbrais e 256 vozes de polifonia, são inúmeros elementos sonoros simultâneos. Sua estrutura funciona assim: uma performance é composta de vários instrumentos, cada instrumento é composto de vários layers, cada layer é um synth programável independente com dois osciladores. MIDI learn, IAA, AUv3, não é dos mais baratos, mas vale.



      No vídeo, tudo feito com o app LayR-Multi Timbral, pad controller Waldman Nitrogen16 dispara 7 arpejadores com 9 timbres diferentes, outros 2 timbres são tocados ao vivo pelo controller Waldman Kripton25 , ao todo 25 layers são usados. 
     


      Nesse outro vídeo, o pad controller Waldman Nitrogen16 dispara 8 arpejadores com 10 timbres diferentes, um 11º timbre é tocado ao vivo pelo controller Kripton25 , ao todo 39 layers são usados em programação original, 39 synths independentes e editáveis sem engasgo de polifonia e não foi usado o limite total do app.
      O Korg iWavestation tem um banco de samples maior e com instrumentos  acústicos, mas ele é mais chatinho de programar, já o iBassist tem boa qualidade mas é pesado e engasga, o LayR é mais fácil de programar, leve e poderoso para gerar reconhecimento de acordes em tempo real, funcionando bem como arranjador automático, só tem que se dar ao trabalho de programa-lo (no vídeo programação original).
      Para baixar minhas performances do LayR no GoogleDrive, incluindo as dos vídeos, entre no link. Use canal MIDI 1 para controlar disparo de acompanhamento automático na mão esquerda e o último canal (o maior) da performance (que varia de uma para outra) para tocar o timbre solo na mão direita. Performances “one note” devem ter arpejos disparados só com uma nota, as “chord” podem ser usados acordes para o disparo. 


Disparando arpejos polifônicos no LayR-Multi Timbral

       Usando arpejo polifônico: dica para o app LayR-Multi Timbral, mas útil para entender funcionamento geral de arpejadores (ainda que toquemos um acorde, normalmente o arpejo gera repetição de notas individuais separadamente, é monofônico, segue dica para repetir várias notas juntas).

- No 1º caso 3 partes multitimbrais são usadas no canal MIDI 7: nesse caso deve-se tocar somente 1 nota de cada vez no canal 7, como o mesmo timbre é usado nas 3 partes, 3 notas são geradas só que com tranposes diferentes (-1, 4 e 7), assim um acorde de 7ª M é construído, repito, tocando só uma nota (sendo 1/2 tom = 1, -1 torna DO em Si, 4 torna DO em MI e 7 torna DO em SOL, dessa forma tocando DO, um acorde com SI, MI e SOL é gerado). Não gerei a tônica (DO em DO maior), porque essa nota a parte multitimbral que faz o baixo já toca. Veja que o arpejador é ajustado de maneira simples, mas ele é usado só para repetir as notas, já que só tocamos uma nota. A vantagem desse jeito é que é mais fácil de tocar, só uma nota, mas a desvantagem é que ele só gera um tipo de acorde, no exemplo, de 7ª M.

- No 2º caso só 1 parte multitimbral é usada no canal MIDI 7: nesse caso o trabalho fica todo com o arpejador, aqui pode-se (e deve-se para gerar acordes) tocar mais de uma nota, a “transposição” é feita com o parâmetro “123 Indexed”. Deve-se usar mais de uma track no arpejador, no caso usei 3, todas no canal MIDI 7, mas com ajustes “Indexed” diferentes, 1 em uma track, 2 em outra e 3 em outra, esse parâmetro não arpeja todas as notas, mas só a selecionada de cada vez. O número no “Indexed” se refere a nota na ordem do acorde, da mais grave para a mais aguda, assim se tocarmos DO, MI e SOL, DO é 1, MI é 2 e SOL é 3. A vantagem desse jeito é que qualquer acorde tocado é gerado, usando só uma parte multitimbral, contudo, ele usa mais tracks no arpejador, uma para cada nota, e em se tratando do LayR, o arpejador trabalha no máximo com 8 tracks. 

- Uma outra dica é misturar os dois jeitos, usar o primeiro para gerar a tônica e a 5ª justa, essa última é comum tanto em acorde maior quanto em menor, com duas partes multitimbrais no mesmo canal MIDI, e esse recurso o Lay-R tem de sobra, depois usar o segundo jeito com “Indexed” para gerar a 3ª, M ou m, e dissonantes, isso economiza uma track do arpejador. 

      Abaixo vídeo demonstrando os dois casos, o 1º exemplo está num timbre de E.P. soft, o 2º num clavinete eletrônico (com wah-wah). 



Um comentário:

  1. Caríssimo Zé Osório, servidor abnegado dos músicos que usam Ipad, suas pesquisas nos propicia oportunidades de conhecimento e deleite. Assim que puder vou adquirir esse programa, pois suas dicas são imperdíveis. Gratidão,











    ResponderExcluir